Como filhos de Deus, estamos convidados ao banquete pascal e à preparação espiritual para viver em graça, mas para isso devemos acrescentar a importância de receber a Sagrada Eucaristia segundo as disposições requeridas pela Igreja Católica.

Infelizmente, existem práticas erradas presentes em nossas igrejas que exigem um esforço dos fiéis para transmitir as formas corretas de receber a Comunhão.

Há duas maneiras estabelecidas pela Igreja Católica para receber o corpo de Cristo.

A primeira é receber a Hóstia na língua. O fiel deve dar um passo à frente e ficar de pé ou de joelhos para receber a Comunhão.

O Catecismo de Baltimore, usado nas escolas norte-americanas até o final dos anos 1960, observa que "a Sagrada Eucaristia é o Sacramento que contém o corpo e o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo sob a aparência de pão e vinho". Também declara que "Jesus Cristo está presente em cada uma das pequenas porções da Sagrada Eucaristia, na forma de pão ou vinho; porque Seu corpo na Eucaristia está em um estado glorificado, e como parte do caráter de uma substância espiritual, não requer um tamanho ou forma definidos”.

Recorda que, se o fiel estiver de pé, deve fazer um sinal de reverência, genuflexão ou o Sinal da Cruz antes de receber a Hóstia. Deve ter muito cuidado e respeitar sempre a fila de comunhão.

O Catecismo de Baltimore também sugere que, "ao receber a Sagrada Comunhão, o comungante incline a cabeça diante do Sacramento como um gesto de reverência e receba o Corpo do Senhor por parte do ministro" (GRIM 160).

Depois disso, o sacerdote levanta a Hóstia e diz "O Corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém". Em seguida, deve inclinar ligeiramente a cabeça para trás e estender a língua. O sacerdote colocará a Hóstia na língua e o fiel deverá responder "Amém".

O segundo método para receber a Comunhão é na mão. Neste caso, o comungante deve ficar de pé ou de joelhos para receber a Comunhão. Deve levar em consideração que, se estiver de pé, precisa fazer um sinal de reverência antes de receber a Hóstia.

Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém". A maneira correta é estender a mão esquerda com a palma para cima e com a mão direita colocada abaixo da mão esquerda (se você for destro) e assim receber a Hóstia.

É importante tomar e consumir a Hóstia na presença do sacerdote antes de se retirar para retornar ao seu local.

O católico deve se esforçar para receber o Senhor Jesus não apenas com um coração disposto e na graça, mas com o respeito que Cristo merece. Nesse sentido, deve evitar o desespero e querer pegar a Hóstia o mais rápido possível, tentar adivinhar cada movimento do sacerdote ou não abrir a boca devido a uma distração.

Confira também: