A paróquia de Salta iniciou as atividades com o objetivo da celebração de um aniversário mais do Milagre de Salta, que data de 1592. As celebrações começaram em 30 de julho, com a coroação das imagens do Senhor e a Virgem do Milagre.

Fontes da Arquidiocese de Salta informaram que as atividades prosseguirão em 6 de setembro, com o início da novena, a que será transmitida por rádio e televisão.

Posteriormente, na terça-feira 13 de setembro, começará o triduo solene com celebrações Eucarísticas até na quinta-feira 15. Nesse mesmo dia se realizará a procissão histórica do Senhor e a Virgem do Milagre

Origem da devoção

A história desta festa começou com a fundação de Salta, em abril de 1592. Naquela época, Frei Francisco da Vittoria, Bispo do Tucumán, presidia Missas a seu passo para Lima (Peru). Em uma de suas viagens a Espanha, o Bispo fez esculpir uma imagem do Jesus crucificado e outra de Nossa Senhora do Rosário. A primeira foi enviada à igreja matriz de Salta e a outra ao Córdoba.

Entretanto, a finais desse ano, um grupo de pessoas divisou do porto do Callao (Peru), duas caixas flutuando sobre o mar. Ao abri-las encontraram as imagens. Posteriormente, o Bispo as levou aonde estavam destinadas.

Durante quase cem anos, a imagem de Cristo permaneceu esquecida na igreja de Salta junto a uma imagem da Virgem María e de outros Santos, até que em 1692 fortes tremores sacudiram o território.

Segundo a tradição, o Pai José Carrión decidiu tirar a imagem do Cristo e passeá-la pelas ruas, para que as pessoas implorassem o fim dos movimentos telúricos, tal como aconteceu.

Do mesmo modo, no interior do templo, em que pese a que os tremores provocaram a ruptura das demais imagens, a imagem da Virgem María permaneceu intacta aos pés do altar, com o rosto voltado para o sacrário e com expressão de súplica.

Isto marcou o início da devoção ao Senhor e a Virgem do Milagre, padroeiros de Salta, cuja festividade se celebra todos os setembros de cada ano.