Os participantes da Festa da Vendimia (“colheita de uvas”, em português) em Mendoza (Argentina) ficaram indignados com o governo provincial que não deu importância nenhuma à imagem da Virgem padroeira desta celebração: Nossa Senhora da Carrodilla.

A Festa Nacional da Vendimia teve sua origem em 1936 e é o festival mais popular na região de Cuyo e de toda a Argentina.

Todos os anos a celebração começa com a “Bênção dos Frutos” em memória dos agricultores que nas primeiras colheitas de uva agradeciam a Nossa Senhora da Carrodilla, protetora dos vinhedos, pela boa colheita obtida.

Tradicionalmente, a imagem de Nossa Senhora da Carrodilla vai à frente do "Carrossel" (desfile de carros alegóricos) pelas ruas da cidade, acompanhada pelo encarregado da Federação Gaúcha que vai ao palco para pedir permissão ao governador para começar com o desfile das carruagens.

No entanto, na festa deste ano, realizada no sábado, 9 de março, a figura da Virgem passou para segundo plano.

 "Este ano, o atual governador, para ser mais 'inclusivo' e politicamente correto, resolveu que a Virgem fosse ao final de todo o carrossel, atrás do rei 'gay', sozinha e sem nenhuma visibilidade", denunciou Pe. Javier Olivera Ravasi em seu blog.

Pe. Olivera, presente na celebração, entrevistou o presidente da Federação Gaúcha do Sul de Mendoza, Walter Riesco, que expressou sua total rejeição à organização.

"Deixaram que qualquer tipo de coisa passasse antes da Virgem da Carrodilla (...). Dormimos em barracas, ficamos mais de 6 horas preparados e esperando para que nos dissessem para ir ao final, e que primeiro iam o rei gay, os comparsas, os lenços verdes e, ao final, nossa mãe espiritual, a Virgem da Carrodilla, padroeira dos vinhedos, quando sempre foi o estandarte de nossa pátria (...)”, afirmou Riesco, de acordo com o blog de Pe. Olivera.

Acrescentou: “Sentimos que algo não estava muito bem por que a policia estava nos rodeando, maltratando-nos, víamos como colocavam as cercas para não seguirmos adiante e estavam com a mão na arma como se fossemos delinquentes, feriram-nos, não apenas de maneira tradicional, mas como pessoas (...)”.

No carrossel também estavam as candidatas a Rainha Nacional da Vendimia. Entre elas, destacou-se a representante do estado de Lavalle, Luz Martina Mercol, que se aproximou da imagem da Virgem da Carrodilla abandonada para fazer uma oração.

Finalmente, esta jovem de 19 anos foi coroada como Vice-rainha Nacional da Vendimia e começou seu agradecimento com a tradicional oração “Bendita seja tua Pureza”, em homenagem à santa padroeira, segundo muitos, esquecida na celebração.

Confira também: