O Papa Bento XVI nomeou ao Pe. Gilberto Pastana do Oliveira bispo da diocese de Imperatriz, no Maranhão, informou hoje o Vaticano.

O Pe. Pastana do Oliveira substitui no cargo a Dom Affonso Felippe Gregory, quem apresentou sua renúncia por motivos de idade, como estabelece o Código de Direito Canônico.

O novo bispo de Imperatriz, até agora responsável pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na diocese de Santarém, nasceu no Boim em 29 de julho de 1956.

Depois de realizar os estudos de primeiro e segundo grau em Santarém, freqüentou o Instituto de Pastoral Regional para estudar Filosofia e Teologia.

Ordenado sacerdote em 27 de julho de 1985 pela diocese de Santarém, obteve entre 1990 e 1992 a Licencia em Teologia Espiritual no Teresianum de Roma.

Foi vigário paroquial da paróquia de Santo Antonio de Pádua, no Mojuí dos Capos, assim como reitor do Seminário Menor São Pio X, coordenador diocesano de pastoral e pároco de Nossa Senhora Aparecida.

Além disso foi vice-reitor do Seminário Maior Inter-diocesano São Gaspar, em Belém, como também diretor local da Rede Vida de televisão.