O Presidente do Centro de Proteção de Menores da Pontifícia Universidade Gregoriana, o jesuíta Pe. Hans Zollner, assegurou, em declarações recolhidas por EWTN, que está satisfeito com os resultados do recente Encontro sobre a Proteção de Menores, realizado no Vaticano de 21 a 24 de fevereiro de 2019.

"Minha principal expectativa, e eu sempre disse, era que todos os que participaram aqui voltassem para suas casas com uma consciência forte e motivação para cumprir suas obrigações para ajudar as crianças a crescerem com segurança dentro da Igreja", assinalou Pe. Zollner, um dos principais especialistas na luta contra o abuso sexual.

Nesse sentido, assegurou que "essa expectativa foi cumprida, pelo que vi com meus próprios olhos, pelo que os participantes disseram no final destes três dias e meio, pelo que compartilharam comigo ou pelo que comunicaram nos diversos fóruns" .

Pe. Zollner assegurou que é consciente de que algumas vítimas se sentem decepcionadas, algo que atribui ao desenvolvimento de falsas expectativas prévias ao encontro. "Escutei que muitas das vítimas, particularmente as organizações, estão insatisfeitas porque não tiveram resultados concretos. Devo dizer que nunca esperei isso, já que esta não foi uma cúpula para tomadas de decisões", afirmou.

Assegurou que os resultados concretos devem ocorrer, a partir de agora, nas respectivas Dioceses, a partir dos resultados do Encontro.

No entanto, "o que é necessário agora é que os participantes implementem em casa, em suas respectivas igrejas locais, em seus países de origem, o que aprenderam aqui, o que o direito canônico lhes exige, o que a lei estatal lhes exige, e que realmente implementem o que o Vaticano e a Santa Sé decidiram em termos concretos".

Confira também: