O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, realizou um pronunciamento na quinta-feira, 28 de fevereiro, no qual comentou as recentes acusações que envolveram seu nome em esquemas de desvio de verbas.

“Creio que todos vocês veem as notícias que saem pela mídia em geral”, iniciou o Purpurado em nota publicada em suas redes sociais, bem como áudio e vídeo divulgados pelos meios de comunicação da Arquidiocese.

Em seguida, agradeceu pelas demonstrações de carinho, apoio e orações. Assegurou ainda que ele e toda a Arquidiocese estão abertos “a qualquer pessoa”, preocupados com “o bem dos pobres, dos necessitados”.

Entretanto, reconheceu que, “nesse afã de procurar servir, nós vamos continuar sempre sendo julgados, muitas vezes de maneiras não muito corretas”.

Na última terça-feira, 26 de fevereiro, em depoimento na 7ª Vara Criminal Federal, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, falou sobre o esquema de desvio de recursos da saúde no estado e citou a Organização Social Pró-Saúde, bem como Dom Orani Tempesta.

“Não tenho dúvida de que deve ter havido esquema de propina com a O.S. da Igreja Católica, da Pró-Saúde. O Dom Orani devia ter interesse nisso, com todo respeito ao Dom Orani, mas ele tinha interesse nisso”, disse o ex-governador.

Por sua vez, a Arquidiocese ressaltou em nota que “a Igreja Católica no Rio de Janeiro e seu Arcebispo têm o único interesse que organizações sociais cumpram seus objetivos, na forma da lei, em vista do bem comum”.

A seguir, confira a íntegra do pronunciamento do Cardeal Tempesta:

Caríssimos amigos e irmãos, que a Paz do Senhor esteja com todos.

Creio que todos vocês veem as notícias que saem pela mídia em geral, e queria abrir meu coração para cumprimentar a todos e, de maneira muito especial, agradecer todas as manifestações carinhosas que me dirigiram nesses dias, de confiança, de esperança, com a certeza do que, enquanto arcebispo do Rio de Janeiro, tenho realizado e feito.

A nossa arquidiocese, nossa casa, está aberta a qualquer pessoa. Sempre recebo a todos, assim como também vou a muitos lugares para compartilhar alegrias, tristezas, sofrimentos. Esse relacionamento não escolhe pessoas. Todos são testemunhas e, por isso mesmo, nesse afã de procurar servir, nós vamos continuar sempre sendo julgados, muitas vezes de maneiras não muito corretas.

Tenham certeza de que o arcebispo do Rio de Janeiro é bastante preocupado com o bem dos pobres, dos necessitados, no intuito de levar as pessoas a viverem cada vez melhor, com esperança e confiança, e, por isso, esse abraço e bênção especial a todos aqueles que manifestam esse carinho e essa preocupação.

Estou muito bem, com a consciência tranquila e em paz. Ao mesmo tempo, desejo que vocês continuem rezando por mim e para que, cada vez mais, as pessoas que nem sempre falam muito bem dos outros, experimentem também o perdão, a reconciliação e a paz em seus corações. Que juntos possamos construir um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno.

Confira também: