Durante a Missa celebrada na Casa Santa Marta, nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, o Papa Francisco convidou a não adiar a conversão, “porque nenhum de nós tem certeza de como sua vida terminará e quando terminará”.

O Pontífice sublinhou a importância de não se deixar dominar pelas paixões. “Não siga seus instintos, sua força, seguindo as paixões do seu coração. Todos nós temos paixões. Mas tenha cuidado, domine as paixões”.

Também recomendou a pegar as paixões na mão, porque “não são coisas ruins, são, por assim dizer, o ‘sangue’ para realizar muitas coisas boas, mas se você não for capaz de dominar suas paixões, elas irão dominar você. Pare, pare”.

De todo modo, convidou a não ter medo e não adiar a conversão, “confiando na misericórdia infinita de Deus”.

Pode-se pensar: “‘Ah, eu me dei bem até agora, eu vou conseguir ...’. Não. Você se deu bem, sim, mas agora não sabe... Não diga: ‘a compaixão de Deus é grande, Ele irá perdoar os meus muitos pecados’, e assim eu continuo fazendo o que eu quero. Não diga isso”.

Explicou que é o mesmo conselho que se oferece na leitura do dia do Eclesiástico: “Não espere para se converter ao Senhor, não espere para se converter, para mudar de vida, para aperfeiçoar a sua vida, para arrancar de você o joio ruim, todos nós temos , devemos arrancá-lo... Não espere para se converter ao Senhor e não adiar de dia em dia, porque de repente se manifestará a ira do Senhor”.

“Nenhum de nós tem certeza de como sua vida terminará e quando terminará”, por isso, incentivou a “governar e não ser governado por suas paixões”. Neste sentido, o Papa convidou a fazer um pequeno exame de consciência todos os dias para se converter ao Senhor.

“Esses 5 minutos no final do dia nos ajudarão, nos ajudarão muito a pensar e a não adiar a mudança do coração e a conversão ao Senhor”, concluiu.

Leitura comentada pelo Papa Francisco:

Eclo 5,1-10

1Não confies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me viver!” 2Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. 3Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois o Senhor, com certeza, te castigará. 4Não digas: “Pequei, e que de mal me aconteceu?”, pois o Altíssimo é paciente. 5Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. 6Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!”, 7pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores. 8Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro, 9pois a sua cólera vem de repente e, no dia do castigo, serás aniquilado. 10Não te apoies em riquezas injustas, pois elas de nada te valerão no dia da desgraça.

Confira também: