O Secretário-Geral da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom Alfonso Miranda, saudou o sucesso do filme "Roma", do cineasta Alfonso Cuarón, nos Prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conhecidos como "Oscar".

“Felicidades ao México, e aos seus realizadores, pelo sucesso do filme Roma no Oscar”, escreveu Dom Miranda.

Indicado para 10 categorias do Oscar, na noite de 24 de fevereiro, "Roma" ganhou os prêmios de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia e Melhor Diretor.

Pe. Yair Ortega, secretário-executivo da Comissão Episcopal para a Pastoral da Comunicação (CEPCOM) da CEM, escreveu uma resenha do filme, apresentando-o como "uma conquista de produção, cuidada até o último detalhe, algo que raramente se vê no cinema nacional".

"Mas também é muito mais do que um drama mexicano, é um protesto a partir de diferentes ângulos", assinalou.

O filme de Cuarón, disse, "retrata o classicismo da sociedade mexicana" e ao mesmo tempo faz uma "denúncia social aos governos autoritários no México durante as décadas de 1960 e 1970".

Além disso, indicou, "Roma" apresenta "o México das migrações" com "migrantes em seu próprio país que chegam às grandes cidades para trabalhar em empregos onde não são respeitados seus direitos e muitas vezes são denegridos por sua condição de provincianos".

Confira também: