O Papa Francisco enviou uma “afetuosa saudação ao povo paraense” por ocasião dos 300 anos da criação da Diocese de Belém do Pará, a ser comemorado em 4 de março e motivo pelo qual a Arquidiocese local deu início a um Ano Jubilar.

A mensagem, assinada pelo Substituto da Secretaria de Estado, Dom Edgar Peña, transmite a saudação do Pontífice “pelo terceiro centenário de criação da Diocese de Belém do Pará, com a publicação da Bula Copiosus in misericordia de 4 de março de 1719, do Papa Clemente XI”.

“Esta circunstância ditosa é uma oportunidade para todos os fiéis – sacerdotes, consagrado e leigos – renovarem seu compromisso missionário, formando uma ‘Igreja que olha para frente e para o alto, com a missão de evangelizar a partir de Jesus e na forca do Espirito Santo, como comunidade discípula, missionaria, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia’”, assinala.

Em seguida, expressa que “o Santo Padre invoca a abundância dos dons do Espírito Santificador que lhes ajudem a fortalecer os bons propósitos, inspirando-se no testemunho evangélico de tantos homens e mulheres que, ao longo destes trezentos anos, se prodigaram na difusão do nome de Cristo na Amazônia”.

“Confiando à Santíssima Trindade, pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, estes votos e preces por essa amada Arquidiocese, o Papa Francisco envia a quantos dela fazem parte ou nela trabalham, extensiva aos participantes na Eucaristia jubilar, a implorada Bênção Apostólica”, conclui a mensagem.

Para celebrar os 300 anos da Diocese de Belém, a Arquidiocese local deu início no último dia 22 de fevereiro ao Ano Jubilar, o qual foi inaugurado com a Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello, concelebrada pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira, por bispos do Pará e Amapá e também do Maranhão, assim como clero arquidiocesano.

Este Ano Jubilar tem como tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia” e lema “Ide e anunciai” (Mc 16,15).

Em coletiva de imprensa sobre os 300 anos da Diocese de Belém, na última semana, Dom Alberto Taveira assinalou que “a nossa comemoração é, sobretudo, missionária”. “Queremos fazer a Igreja chegar até os lugares mais distantes, até as situações mais desafiadoras. Então, nós queremos celebrar como missão”, afirmou.

A Diocese de Belém, a quinta mais antiga do Brasil, foi criada no dia 4 de março de 1719, pela Bula Copiosus in Misericordia do Papa Clemente XI, desmembrada da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V de Portugal, com o nome de Diocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará.

Em 1º de maio de 1906, o Papa Pio X, por meio da Sempiternum humani generis, elevou a diocese à Arquidiocese, renovando sua consagração a Santa Maria de Belém como sua Padroeira principal.

Confira também: