No próximo dia 15 de agosto a rede de televisão Hallmark estreará o filme ítalo-polonês "Karol: A história de um homem que se tornou Papa", um filme que conforme informou a Santa Sé, o falecido Pontífice conseguiu ver e avaliar.

Segundo vários setores da imprensa, espera-se uma audiência máxima para o filme, que será transmitido no horário nobre de 20h (Costa Leste) e será repetida no domingo 21 às 9h (Costa Leste).

O filme dura quatro horas, está dividido em duas partes e se apóia no livro de Gian Franco Svidercoschi, "História de Karol". Foi rodado entre o Vaticano e Cracóvia, narra a vida do Santo Padre desde sua juventude dedicada à arte, sua resposta à vocação sacerdotal e mostra o caminho que seguiu até sua eleição à sé de Pedro.

Em 12 de junho passado, o Papa Bento XVI expressou em um comunicado sua "gratidão àqueles que querem oferecer a mim e a todos a oportunidade de ver este filme que trata da vida do jovem Karol Wojtyla até sua eleição como o Pontífice conhecido como João Paulo II".

Joaquím Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano, também reconheceu que inclusive o próprio João Paulo II viu o filme e ficou "muito impressionado" com o retratado.

O ator polonês Piotr Adamczyk é quem representa Karol Wojtyla e teve a oportunidade de conhecê-lo.