Padre Federico Lombardi, moderador do encontro do Papa Francisco com os presidentes das Conferências Episcopais do mundo sobre a proteção de menores contra abusos sexuais, que acontecerá de 21 a 24 de fevereiro, no Vaticano, descreveu detalhes do programa deste evento.

Em uma coletiva de imprensa realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Lombardi disse que serão 190 participantes no total e que a reunião será dividida em três áreas temáticas. O tema “Responsabilidade” será abordado na quinta-feira, “Prestação de Contas” (accountability, em inglês,) na sexta-feira, e “Transparência”, no sábado.

Sobre o programa, o moderador explicou que durante os primeiros três dias da reunião as atividades na Sala Nova do Sínodo terão início às 9h (hora de Roma) com a oração da manhã.

De quinta-feira a sábado, os participantes ouvirão três conferências por dia que serão seguidas por 15 minutos para perguntas e respostas e também dois momentos de trabalho em grupo, um de manhã e outro à tarde.

Na quinta-feira, ao término da oração, haverá um vídeo com testemunhos de vítimas e depois o Papa Francisco fará uma breve introdução ao encontro. Às 9h30, acontecerá a primeira das nove conferências e será feita pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, com o título "O cheiro das ovelhas. Conhecer sua dor e curar suas feridas está no coração da tarefa do pastor".

Às 10h15 da mesma quinta-feira, Dom Charles Scicluna fará a conferência intitulada "Igreja como hospital de campo. Assumindo a responsabilidade"; e às 16h, o Cardeal Rubén Salazar Gómez falará sobre "A Igreja em tempos de crise. Enfrentando conflitos e tensões e agindo com decisão".

Na sexta-feira, às 9h15, o Cardeal Oswald Gracias falará sobre "Colegialidade: enviados juntos"; às 10h, o Cardeal Blase Joseph Cupich se referirá à "Sinodalidade: conjuntamente responsáveis"; e às 16h, Linda Ghisoni abordará a "Communio: trabalhar em conjunto".

No sábado, às 9h15, a religiosa Veronica Openibo falará sobre "Abertura: enviados ao mundo"; às 10h, o Cardeal Reinhard Marx abordará o tema "Transparência em uma comunidade de fiéis"; e às 16h, a jornalista Valentina Alazraki fará a última conferência sobre "Comunicação: a todas as pessoas".

Depois, o Santo Padre e os participantes irão para a Sala Regia do Palácio Apostólico Vaticano para uma Celebração Penitencial que começará às 17h30 com a presença de uma vítima de abuso sexual. O Papa não fará nenhuma pregação.

No domingo de manhã, a Missa de encerramento do encontro também será realizada na Sala Regia do Vaticano. A homilia será pronunciada por Dom Mark Coleridge, presidente da Conferência Episcopal da Austrália. Após a Concelebração Eucarística, o Santo Padre fará o discurso final.

Os organizadores informaram que será possível acompanhar on-line alguns momentos do encontro através do site oficial: www.pbc2019.org

Confira também: