O Arcebispado de Buenos Aires será sede na próxima segunda-feira 8 de agosto da assinatura de uma declaração contra todo tipo de fundamentalismo e terrorismo, que será assinada pelo Arcebispo, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, e por líderes judeus e muçulmanos.

Além do Cardeal, o texto será assinado por José Adaszko, representante da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA); e pelo Omar Helal Massud, em nome do Centro Islâmico da República Argentina.

Fontes locais informaram que o ato deveu realizar-se em 1 de agosto, mas foi suspenso a causa do falecimento, em 31 de julho, de Adel Muhammad Made, presidente do Centro Islâmico da República Argentina.

A declaração contra toda forma de terrorismo e fundamentalismo nasce como mostra do compromisso dos crentes das três religiões monoteístas, de criar instâncias de diálogo respeitoso e constante, preservando cada um sua própria identidade. As mesmas fontes recordam os antecedentes de convivência interreligiosa que marcaram a história da Argentina.

Do mesmo modo, indicaram que o documento também será rubricado pelo Padre Guillermo Marcó, o Rabino Daniel Goldman e por Omar Abboud, quem trabalhou na sua elaboração.