A imprensa francesa informou neste dia 15 de fevereiro que o Núncio Apostólico na França, Dom Luigi Ventura, está sendo investigado por supostos abusos sexuais contra um jovem que trabalha na Prefeitura de Paris.

O Diretor interino da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, declarou que "a Santa Sé se informou através da imprensa que as autoridades francesas iniciaram uma investigação contra Luigi Ventura, Núncio Apostólico em Paris. A Santa Sé está à espera dos resultados das investigações".

Segundo informado pelo jornal francês ‘Le Monde’ em sua edição on-line, o incidente ocorreu em 17 de janeiro, na cidade de Paris, durante a tradicional recepção da prefeita, Anne Hidalgo, para transmitir seus votos de Ano Novo às novas autoridades civis, diplomáticas e religiosas .

O jornal disse que a prefeitura de Paris fez a denúncia em 23 de janeiro com base no artigo 40 do Código de Processo Penal, que afirma que qualquer autoridade, funcionário público ou empregado que tomar conhecimento de um crime, deve denunciá-lo e transmiti-lo ao Ministério Público.

Dom Luigi Ventura tem 74 anos, foi ordenado sacerdote em 1969 para a diocese italiana de Brescia. Em 1978, começou a trabalhar para o serviço diplomático da Santa Sé e estudou na Pontifícia Academia Eclesiástica. Possui doutorado em Letras Modernas e é formado em Direito Canônico.

A notícia da denúncia surge poucos dias antes do encontro dos presidentes das conferências episcopais do mundo com o Papa Francisco que será realizado de 21 a 24 de fevereiro, no Vaticano, para abordar o escândalo dos abusos sexuais na Igreja.

Confira também: