O Arcebispo de Teresina, Dom Celso José Pinto Da Silva, assinalou que o maior problema que atravessa a Igreja no Estado nordestino de Piauí, no Brasil é “a carência de recursos para a manutenção dos sacerdotes e seminaristas”.

Em uma reunião realizada na sede internacional da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o chefe da Seção da Iberoamérica II dessa instituição,  Ulrich Kny, coincidiu com o Prelado em que os crentes desta remota região do Brasil são extremamente pobres, por isso não podem apoiar à Igreja e é por isso que “a maioria dos sacerdotes se vêem obrigados a realizar empregos alternos para poder subsistir”.

Adicionou que para os bispos locais, “as seitas são outro dos desafios que enfrenta a Igreja na região, por isso a piedade tradicional, incluída a devoção mariana, tão enraizada no coração da gente, pode  ajudar-lhes a resistir essa tentação”.

Segundo um estudo realizado recentemente pelo AIS, em Piauí por cento segue sendo católico, entretanto existem muitas seitas que não têm nenhum reparo em desorientar aos católicos de seus princípios.