O Arcebispo de Valencia, Dom Agustin Garcia-Gasco, destacou que a Universidade Católica São Vicente Mártir, constituída recentemente, “procura a dignidade da formação universitária desde um profundo respeito por seus estudantes e seu crescimento integral”, em contraste com “o excesso de pragmatismo que corrói a vida universitária”.

Em sua carta pastora intitulada “O que espera a sociedade da Universidade Católica?”, Dom Garcia-Gasco indicou que neste centro de estudos valencianos “os estudantes não podem ser meros espectadores que enchem as aulas”, sendo que o aluno “é o centro sobre o que deve mover-se a vida universitária”. Os professores e o próprio centro universitário “tem a obrigação de revalorizar o papel do estudante”, que deve alcançar sua titulação por “ter crescido em sua capacidade de construir uma sociedade melhor”.

Segundo o Arcebispo de Valencia, a Universidade Católica “favorece como verdadeiro tesouro a amizade e as relações humanas”, diante do “modelo individualista de universidade, onde são consumidos créditos e assinaturas a partir do anonimato, sem o verdadeiro sentido de confluência do pensamento que aportam todos e cada um dos membros da universidade”.

Em sua mensagem, se referiu também às expectativas criadas para que a nova Universidade “seja Católica de verdade” e demonstre a “vigência do Evangelho para dar resposta às perguntas do homem de hoje”.

Na sociedade atual, as empresas “querem bons licenciados, mas também ao mesmo tempo exigem pessoas honradas, fiéis à confiança que neles será depositada, com sentido da responsabilidade e que não incidam desleais ou evasivas”, destacou Dom Garcia-Gasco, que precisou que “todos eles são valores fundamentais que a Universidade Católica propõe com ênfase a seus estudantes, desde seu compromisso pela educação integral”.