O Papa Francisco destacou neste dia 8 de fevereiro a importância da "conscientização sobre a condição das pessoas que sofrem com a pobreza e a exploração, e de modo especial quem é vítima do tráfico de seres humanos", e pediu aprender com o exemplo de Santa Josefina Bakhita.

"Esta é uma tarefa urgente e essencial para os cristãos de hoje", ressaltou o Papa durante a audiência concedida aos membros da Fundação Galileu na Sala do Consistório do Vaticano, a quem agradeceu pelo "generoso compromisso com a missão pastoral da Igreja" que patrocina uma variedade de projetos, entre eles, diferentes iniciativas das Pontifícias Academias de Ciências e Ciências Sociais.

Em seu discurso, o Papa expressou que, "como fiéis leigos, segundo as formas de seguimento do Senhor próprios das vocações e responsabilidades específicas de cada um, desempenham um precioso papel em divulgar a mensagem salvífica do Evangelho às pessoas do nosso tempo, especialmente aos irmãos e irmãs mais vulneráveis​​," e os animo a continuarem “oferecendo com generosidade um testemunho tão importante".

Na verdade, uma das principais contribuições desta fundação é a "conscientização sobre a condição dos que sofrem com a pobreza e a exploração, de modo especial quem é vítima do tráfico de seres humanos", uma tarefa que o Papa descreveu como "urgente e essencial para os cristãos hoje".

Santa Josefina Bakhita

Nesta linha, o Santo Padre explicou que não é por acaso que eles se reúnem na festa de Santa Josefina Bakhita, padroeira das vítimas de tráfico de seres humanos. “Ela conheceu através de sua dolorosa experiência pessoal a realidade da escravidão e a suas consequências violentas e humilhantes. E mesmo assim, por graça de Deus, ela chegou a conhecer a verdadeira liberdade e a verdadeira alegria", explicou.

"Sua santidade de vida é um chamado não só a enfrentar com maior determinação as modernas formas de escravidão que são uma ferida aberta no corpo da sociedade, uma chaga na carne de Cristo e um crime contra a humanidade, mas também aprender com o seu grande exemplo", disse o Papa Francisco, que afirmou que Santa Josefina Bakhita "nos ensina como nos dedicar aos pobres com ternura, delicadeza e compaixão".

Por fim, o Santo Padre encorajou os presentes a prosseguirem seus trabalhos "enraizados cada vez mais profundamente na oração, na intercessão de Santa Josefina Bakhita e na força que só o Espírito Santo pode dar" e invocou a sua Bênção Apostólica sobre eles e suas famílias.

A Fundação Galileu é uma instituição que trabalha pela liberdade e dignidade de todos os seres humanos e busca eliminar a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos em todas as suas formas. Seu objetivo é apoiar projetos especiais do Santo Padre através da filantropia, com especial ênfase no trabalho das Pontifícias Academias de Ciências e Ciências Sociais. Para tanto, busca também ampliar as relações ecumênicas existentes entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana, bem como apoiar as comunidades cristãs da Terra Santa.

Precisamente, neste dia 8 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos, organizado pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG) com o tema "Juntos Contra o Tráfico".

Em sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt o Papa Francisco denunciou que "O tráfico de pessoas é uma terrível violação da dignidade humana" e pediu para que "abramos os olhos sobre esta chaga vergonhosa e empenhemo-nos para combatê-la”.

Confira também: