Embora em diversas partes do mundo, os governos insistem em que o progresso exige a redução da população, na Austrália um ministro pediu publicamente aos casais que tenham mais filhos para resolver o grave problema demográfico que o país enfrenta.

O Ministro do Tesouro, Peter Costello, surpreendeu os jornalistas quando declarou que so casais australianos têm o dever de dar mais filhos a seu país e incluiu em seu orçamento federal conceder três mil dólares australianos (1.760 euros) às famílias por cada bebê que nasça depois de junho.

"Vão para casa e cumpram nesta noite seu dever patriótico", assegurou Costello, que  contemplou um "pacote familiar" de 19.200 milhões de dólares australianos (11.270 milhões de euros) para que sejam distribuídos em cinco anos.

Costello disse que a quantidade atual de dois filhos por casal em um país de 20 milhões de habitantes não é suficiente e por isso “se é possível ter filhos é bom tê-los. As pessoas deveriam ter um filho pelo marido, um pela esposa e um pelo país".

O ministro, que tem três filhos, afirmou que para “solucionar o envelhecimento demográfico, é preciso elevar a média de duas” crianças por casal.