“É uma excelente notícia e é também uma feliz confirmação de algo que já esperávamos há muito tempo em Portugal”, assim se expressou o Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente após o anúncio de que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2022 será na capital portuguesa.

O anúncio foi feito ao final da Missa de encerramento da JMJ Panamá 2019, neste domingo, pelo presidente do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

Em declarações à Agência Ecclesia, do episcopado português, o Cardeal Clemente assinalou que as 20 dioceses do país “há muito tempo têm este sonho de ver uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal, como será em Lisboa”.

“Isso também corresponde a um grande dinamismo da nossa juventude católica que, de ano para ano, manifesta ainda mais este gosto de ter um acontecimento destes entre nós”, acrescentou o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Nesse sentido, assinalou que agora, irão “andar cada vez com mais coragem e com mais determinação, para que neste verão de 2022, Lisboa seja para os jovens de todo o mundo, muito em especial para aqueles que estão ligados pela história e pela tradição, como estão os nossos irmãos das igrejas africanas”.

“Temos ali um canto do mundo onde a Europa se aproxima da África, onde Europa e África olham para o Atlântico, para essas Américas. Todos lá vão estar com gosto e com empenho”.

Também à Agência Ecclesia, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve no Panamá para o anúncio oficial, ressaltou que “a abertura à África” foi “um ponto essencial” nas discussões sobre a próxima sede da JMJ, uma vez que “nunca houve estas jornadas” no continente africano.

De acordo com o Rebelo de Sousa, Portugal é o país que constitui a “melhor plataforma giratória para todos os continentes e, sobretudo, para a África”, possibilitando a participação de “muitos peregrinos, muitos jovens”.

Além disso, afirmou que este anúncio é uma conquista “de Portugal, do povo católico português”, bem como “do episcopado”. Entretanto, ressaltou, é também uma “vitória da língua portuguesa e da lusofonia”.

Por sua vez, o Cardeal Clemente declarou que irão “fazer tudo o possível para que corra de uma maneira fabulosa, tão fabulosa como foi esta notícia que o Papa Francisco acaba de nos dar: Lisboa 2022, Jornada Mundial da Juventude”.

Confira também: