O Conselho Geral da Congregação Salesiana e os Conselhos Provinciais Salesianos da Região da Europa Oeste terão um encontro em Fátima para analisar os diversos projetos apostólicos da congregação fundada por São João Bosco.

O Reitor Maior dos Salesianos de Dom Bosco, Padre Pascal Chávez Villanueva, presidirá o encontro ao que acudirão 90 salesianos. Além disso estarão presentes os Conselheiros Gerais para a Formação, a Pastoral Juvenil, a Comunicação Social e o Economista Geral.

Na reunião, que tradicionalmente se celebra a cada seis anos, abordará-se a reorganização das províncias salesianas da região do oeste da Europa, com o fim de brindar um melhor serviço educativo e pastoral aos jovens dessa região.

A Congregação também analisará a posta em pratica do último capítulo geral celebrado em 2002 e cujo tema central foi a reflexão sobre a comunidade salesiana.

A Região salesiana da Europa Oeste compreende as comunidades e obras que a Congregação tem no Portugal, Espanha, França e Bélgica. A mesma está composta por 10 províncias religiosas nas que trabalham mil e 902 salesianos.