A Conferencia Episcopal Equatoriana (CEE) publicou uma declaração oficial onde respalda as demandas de milhares de aposentados que reclamam a atenção do governo.

“O país está comovido pela rebelião dos aposentados. Não esperava tão vigoroso protesto de anciãos marcados pelos anos, pela pobreza e pela enfermidade. Nos mesmos somos testemunhas do drama de sacerdotes anciãos, que depois de longos anos de contribuições pessoais e ao Instituto Equatorial de Previdência Social, recebem pensões ainda mais insignificantes”, denuncia o texto. Os bispos reconhecem “que o mal não é de agora, vem de muitos anos, de uma interminável sucessão de irresponsabilidades, demagogias e imoralidades” mas pedem ao Congresso Nacional, ao governo e às autoridades de previdência social, resolverem o problema deste grupo social.

“Pedimos a Deus, que ilumine os legisladores, governantes e responsáveis pelo IEPS para que em nome do país, resguardando a paz, dêem aos aposentados e afiliados do IEPS o que lhes corresponde justamente”, destacaram os bispos.