Em um telegrama de condolências enviado ao presidente de Argélia, Abdelaziz Buteflika, pelo assassinato no Iraque esta semana de dois diplomáticos argelinos, o Papa Bento XVI reiterou que a morte de um ser humano "não pode ser a solução a nenhuma reivindicação" e que os assassinos não podem ser convidados a participar do diálogo e a paz.

No telegrama, remetido pelo Secretário de estado vaticano, Cardeal Angelo Sodano, o Santo Padre "soma-se à dor das famílias, as autoridades e o povo argelino" pela morte dos dois diplomáticos, que “afeta também à comunidade internacional".

No mesmo comunicado, o Papa destacou "o valor e fidelidade" dos falecidos em sua missão de "artesãos de paz e negociação" no Iraque, "ajudando assim a sua reconstrução".

O Pontífice chamou uma vez mais "a todos aqueles tentados a resolver os conflitos pela via da violência" a respeitar às pessoas, ressaltando que "a morte de nenhum homem pode ser a solução a nenhuma reivindicação e não pode fazer dos assassinos sócios do diálogo e a paz".

Finalmente, o Papa "insiste a todos os homens de boa vontade a unir-se para construir um mundo de fraternidade entre os povos e entre as crenças, para que as diferenças sejam ocasiões para compartilhar e de amizade".