Ao inaugurar o Congresso Guadalupano, na paróquia da Santa María de Guadalupe, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assegurou que hoje se vive "uma crise de mariologia" e considerou que desde a María se podem resolver os problemas do mundo atual.

"Desde a María se podem resolver todos os problemas de nosso mundo atual, sobre tudo os que afetam à Igreja. Por exemplo, o matrimônio dos sacerdotes, a trivialização da sexualidade, o ecologismo que nos leva a respeitar os ovos de tartaruga ou as baleias e nos faz assassinar ao ser humano”, disse o Cardeal.

O Cardeal mexicano recordou a opinião do então Cardeal Joseph Ratzinger, quem alguma vez assinalou que tanto “um feminismo exagerado que chega a todos os conventos” como um “futuro sem ministério sacerdotal, sem vida consagrada” sem dúvida resolveriam com uma compreensão da María posta “no lugar teológico em que Deus a pôs através da história da salvação”.

O Cardeal Rivera declarou que nisso México serviria para resolver muitos dos conflitos. “Muitas das tensões se iluminariam e encontraríamos sua solução", indicou. O feminismo, por exemplo, "encontraria seu lugar".

No Congresso Guadalupano esteve presente o consultor da Congregação para as Causas dos Santos, o sacerdote Fidel González Fernández, quem participou de mais de 150 processos de canonização, incluindo o de San Juan Diego.

Continuará defendendo a vida

Em relação à polêmica sustentada com o titular da Secretaria de Saúde, Julho Frenk, sobre a inclusão da pílula do dia seguinte no quadro básico de medicamentos do setor saúde, o Cardeal Rivera enfatizou que continuará em defesa dos princípios da vida. "Graças a Deus há liberdade no México e posso expressar o modo de pensar da Igreja", disse.

Esses princípios "sempre os defenderei, assim os defendi com o Governo anterior, com este e com o que siga, qualquer que seja a decisão governamental", insistiu o Arcebispo.