O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Bergoglio, recordou a quão argentinos se querem obter uma unidade maior, o principal “é nos unir com Aquele que une a todos e o que une a todos, é Deus, Jesus".

O Cardeal insistiu aos argentinos à "unidade da família e à unidade como pátria". "A unidade deve ser completa, tanto com nossos amigos como com aqueles com os que estamos enfrentados, ou são nossos inimigos", adicionou.

Ao celebrar a festa de São Pantaleón, pediu aos crentes nacionais e estrangeiros dar a mão “a outro irmão e comecemos essa unidade como povo” porque “a pátria a fazemos entre todos, tenhamos nascido ou não nesta terra".

São Pantaleón desenvolveu sua vida no antigo Império Romano. Estudou medicina sob a vigilância de seu pai, senador do governo. Quando se desempenhava como médico pessoal do imperador, converteu-se ao cristianismo graças aos ensinos de sua mãe e um vizinho sacerdote. Acusado diante do soberano por haver-se batizado, foi preso, e decapitado, aos 23 anos, por não renunciar a sua fé.