A equipe do Vaticano, St. Peter's Cricket Club, disputou um amistoso com a equipe Los Leones de Judá, da unidade 46 da prisão de San Martín, em Buenos Aires (Argentina).

St. Peter´s Cricket Club foi convidado ao país pelo projeto Cricket Sem Fronteiras, programa criado em 2009 na Villa 21-24 de Barracas, Buenos Aires, dedicado à inclusão e formação esportiva e em valores de cerca de 1.500 crianças e jovens em condições de vulnerabilidade.

Assim, pela primeira vez na América Latina, a equipe do Vaticano, composta por dois padres, um técnico e doze seminaristas de Sri Lanka, Índia, Inglaterra e Canadá, jogou com o time amador da prisão argentina, em 27 de dezembro.

Embora o placar tenha favorecido a equipe de Roma por 166 corridas contra 94, o resultado é comparável a outras equipes profissionais e incentiva os argentinos a continuarem jogando.

Walter Mansilla, professor de atividades esportivas na prisão de San Martín, disse ao Canal Orbe 21 que ter jogado com a equipe do Vaticano encheu os participantes de orgulho e os deixou motivados. "Isso abre as portas para outras coisas maiores", manifestou.

Enquanto isso, o gerente de St. Peter´s Cricket, Pe. Eamonn O'Higgins, disse que foi muito mais que uma partida, já que durante o jogo "se transmite o que a pessoa é, o que acredita, como se lida com o outro, isso é um contexto bem mais amplo do que a partida em si mesma. Não é simplesmente uma partida profissional, aqui se pode ganhar muito mais que uma vitória".

"Poder vir aqui como sacerdote e estar com eles é uma maneira humilde de lhes dizer o quanto são valiosos, que acreditamos neles, estamos com eles e esperamos fazer juntos um futuro melhor", acrescentou Pe. O'Higgins.

Da elite à inclusão

O cricket é um esporte de origem inglesa, parecido com o beisebol, de baixa popularidade na Argentina, pois praticamente era jogado apenas pelos ingleses. Com o tempo, os argentinos começaram a jogar, como Daniel Juárez, que era jogador do Lomas Athletic Club e gerente da seleção juvenil de cricket até 2016.

O esporte se desenvolveu graças ao incentivo de Juárez, de alguns leigos pertencentes à Paróquia Virgem dos Milagres de Caacupé e de Pe. José María Di Paola, os quais fundaram o projeto Cricket Sem Fronteiras, que conta com um reconhecimento internacional.

Em diálogo com o grupo ACI, Juárez explicou que o esporte de elite chegou à unidade penal 46 de San Martin após o trabalho pastoral que a Paróquia São João Bosco vinha fazendo através de uma carpintaria.

Os detentos que faziam trabalhos em madeira foram convidados a fazer bastões de cricket.

Entusiasmados e com um novo projeto em mente, o programa Cricket Sem Fronteiras pediu autorização ao presídio e começou um treinamento rápido de dez sessões em quatro semanas. Os Leones de Judá foram para o campo, venceram o jogo e muito mais.

Após o encontro, os membros do St. Peter's Cricket Club e dos Leones de Judá tiveram uma partilha fraterna. Os presos presentearam os visitantes com porta-lápis de madeira originais e também houve reconhecimentos para as autoridades.

O programa Cricket Sem Fronteiras tem o patrocínio do Pontifício Conselho para a Cultura, o apadrinhamento espiritual do Pontifício Seminário de Roma e doações individuais; mas os recursos ainda são escassos para cobrir o grande número de jovens que esperam por uma oportunidade que lhes dê confiança e ferramentas para sair da pobreza.

Conheça mais sobre o programa AQUI.

Confira também:

Mais em