Por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019 (JMJ), será apresentada a exposição "Gaudí, Filho de Maria", que trata da vida desse servo de Deus marcada pela presença maternal e pedagógica da Virgem.

A organização da JMJ quis levar esta exposição para o Panamá pela relação entre a figura de Antonio Gaudí e o tema proposto pelo Papa Francisco para este encontro: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra".

Estará aberta ao público de 21 de janeiro a 7 de fevereiro, no Auditório do Biomuseo, localizado na Calzada de Amador, Cidade do Panamá. A entrada é franca.

A italiana Chiara Curti é arquiteta de profissão, pesquisadora da obra de Antonio Gaudí e curadora da exposição "Gaudí, Filho de Maria". O evento tem o patrocínio do Pontifício Conselho para a Cultura e a colaboração da Basílica da Sagrada Família.

Curti explicou ao Grupo ACI que a exposição é composta por seis capítulos e cada um se inicia com um grande banner imitando o design do aplicativo Instagram, como se Gaudí contasse sua vida através desta rede social que é a preferida dos jovens de hoje.

"Os três primeiros capítulos vão falar sobre a vida de um jovem talentoso, que conviveu com a dor, com o sucesso mundano e a rejeição da sociedade por manifestar a sua fé", disse a arquiteta.

"Os seguintes falarão sobre como seu talento se transforma em algo totalmente inesperado e grandioso: como, esquecendo-se de si mesmo e colocando-se a serviço de Maria, sua pessoa se torna atraente não só através dos meios, mas através das pessoas e de sua obra que é manifestação de Deus", acrescentou.

Curti indicou que a exposição tenta responder: "Por que, de todos os grandes arquitetos, Gaudí é o único que consegue atrair pessoas de todo o mundo, de qualquer cultura, de qualquer extrato cultural? Em uma palavra: qual é o segredo de Gaudí?".

"No título, podemos encontrar a resposta: Gaudí é o filho de Maria", continuou a arquiteta, "e essa resposta é a resposta que esperamos para cada jovem que fará a peregrinação ao Panamá".

"Sendo filhos de Maria, nosso talento se transforma em verdadeira criatividade", indicou Curti, acrescentando que "o serviço não é aprendido sozinho, não é uma atitude natural: você aprende seguindo alguém. Para Gaudí, foi da mesma forma como foi para Jesus, seguir a figura de Maria".

No final da exposição, os jovens poderão realizar um workshop de trencadis, que é uma técnica decorativa de mosaico muito utilizada nas obras de Gaudí e, de acordo com a arquiteta, "introduz uma forma de ver a vida do cristão".

"O trencadis é construído com peças quebradas, como nossas decepções, erros ou dores. Essas peças dentro de um desenho grande resultam em uma bela obra de arte. Nossas vidas podem ser transformadas em obras de arte pertencentes a um grande projeto", explicou Curti.

"Podemos dizer que são dois protagonistas da exposição: Maria e Gaudí, uma mãe e seu filho", concluiu Curti. “O desejo é que cada jovem possa viajar pelo mesmo caminho em sua vida".

Durante os dias da JMJ, de 22 a 26 de janeiro, a exposição estará aberta das 10h às 23h. Após a JMJ, o horário será de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e fim de semana, das 10h às 17h.

Confira também: