O Papa Francisco ofereceu as suas orações pela reunião dos presidentes das comissões doutrinais dos bispos da Ásia na qual participa uma delegação da Congregação para a Doutrina da Fé, presidida pelo Prefeito Cardeal Luis Ladaria Ferrer.

Em uma mensagem enviada aos participantes do encontro que acontece de 15 a 18 de janeiro em Bangkok (Tailândia), o Papa expressou sua proximidade através de uma saudação fraterna.

"Vocês se reúnem através deste vasto e multiforme continente caracterizado pela diversidade religiosa, linguística e cultural, a fim de reafirmar a nossa responsabilidade comum pela unidade e integridade da fé católica, bem como explorar novos meios e métodos para testemunhar o Evangelho diante desafios do nosso mundo contemporâneo", sublinhou o Papa.

Além disso, o Santo Padre recordou que na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium convidou toda a Igreja a "seguir adiante", por isso expressou sua alegria pelo fato de saber que a Congregação para a Doutrina da Fé está apoiando ativamente o importante trabalho das Conferências Episcopais e, em especial, das suas Comissões Doutrinais, para que ajudem e “promovam a cooperação eficaz e fraterna entre os Pastores da Igreja na Ásia".

Finalmente, o Papa assegurou suas orações pelo encontro que oferece "uma oportunidade para enfrentar as preocupações do Evangelho que são específicas e relevantes para a Ásia" e concedeu a sua bênção apostólica aos participantes.

Durante o pontificado de São Paulo VI, a Congregação para a Doutrina da Fé convidou todas as conferências episcopais do mundo a instituírem uma comissão doutrinal para ajudar os bispos em matéria de fé e moral com a Instrução de 23 de fevereiro de 1967.

Em 1982, o então prefeito, Cardeal Joseph Ratzinger, decidiu que os presidentes dessas comissões em nível continental deveriam se reunir periodicamente com a Congregação para a Doutrina da Fé para fortalecer a colaboração com os bispos.

Confira também: