Mais de um milhão de pessoas viajaram a Terra Santa no que vai deste ano, o que significa um aumento turístico de 93 por cento respeito a 2004, segundo dados divulgados pelo Ministério de Turismo do Israel.

No relatório se situam também as cidades de Jerusalém, Tiberiades, Nazaret, Haifa e Sçao João de Acre, como as mais visitadas pelos mais de onze mil peregrinos espanhóis que cada ano chega à região.

Entre os lugares sacros que despertam maior interesse entre os turistas se encontram a Via Dolorosa, o Santo Sepulcro, o Monte das Oliveiras, a Basílica da Anunciação de Nazaret, o Monte das Bem-aventuranças ou o Lago da Galiléia.

Em diversas ocasiões, o Patriarca latino de Jerusalém, Dom Michel Sabbah, animou aos bispos de todo o mundo para que convidem a seus fiéis a peregrinar a Terra Santa e dessa maneira ajudem à comunidade cristã da região que depende economicamente do turismo religioso.

Em outubro passado, a Conferência Episcopal Espanhola respondeu ao chamado do Patriarca, organizando uma peregrinação que significou um grande impulso ao turismo em Terra Santa.