Cerca de 200 jovens poloneses estão a poucos dias de completar uma missão entusiasmante e desafiadora que já leva 11 meses: atravessar o Atlântico de veleiro para chegar à Jornada Mundial da Juventude do Panamá (JMJ).

A bordo do Dar Mlodziezy (“Presente da Juventude”, em português), a tripulação pretende compartilhar sua cultura polonesa em cada país que visita, por ocasião da celebração dos 100 anos de independência da Polônia.

O barco deixou o porto de Gdynia (Polônia) em maio de 2018, para fazer um périplo que inclui 22 portos ao redor do mundo e cerca de mil pessoas na tripulação, sendo que alguns participaram apenas das primeiras etapas da viagem, outros embarcaram no meio do caminho.

Cerca de 600 são estudantes da marinha das cidades polonesas de Gdynia e Szczecin. O restante da tripulação é de vencedores do concurso de conhecimento sobre a História da Polônia e da Marinha.

Em 9 de janeiro, o chamado "Cruzeiro da Independência" partiu de Los Angeles (Estados Unidos) para Acapulco (México), onde permaneceu até o dia 11, quando partiram para o Panamá.

Lá, cerca de 170 tripulantes participarão da JMJ, de 22 a 27 de janeiro, juntamente com a comunidade polonesa, somando assim cerca de 3.500 jovens reunidos no encontro. Eles também terão uma série de atividades culturais dentro da Diocese de Penonomé e na costa do Caribe.

Pe. Michał Siennicki, membro da tripulação e missionário Palotino, explicou a Vatican News que a cada dois meses houve uma mudança de jovens e de capelão.

"No barco há pessoas de fé, mas também outros jovens que só foram batizados e não são praticantes. Meu primeiro desafio é ser um sacerdote disponível para todos (...). Muitas pessoas pediram o sacramento da confissão e muitas participaram da Missa todos os dias", assinalou.

Em relação à JMJ, Pe. Siennicki disse que "todos estão em efervescência para encontrar o Papa. Os jovens poloneses se lembram da mensagem do Santo Padre em Cracóvia (2016), então esperam a sua nova mensagem no Panamá para se sentirem motivados novamente como pessoas que estão em busca de Cristo".

O jovem Lukasz Chrabanski, membro da tripulação, explicou em que consiste um dia no barco. "Temos deveres como marinheiros normais e trabalhamos no sistema de três guardas, cada um durante 8 horas por dia."

"Nós afrouxamos os cabos, amainamos as velas e as enrolamos. Ajudamos os cozinheiros a preparar comida para mais de 170 pessoas. Que grande desafio. (...) Mantemos nossas cabines a bordo, todo o barco limpo e ajudamos a tripulação nas tarefas diárias. Navegamos e observamos o mar, para ver se nada atrapalha o nosso caminho (...)", contou.

Chrabanski também participou da JMJ em Cracóvia e afirmou que este evento é "a presença da alegria. Espero que o Panamá seja ainda melhor com o clima latino-americano".

Após a JMJ, o veleiro vai navegar para Cartagena (Colômbia) e depois para Miami (Estados Unidos), para atravessar novamente o Atlântico rumo a Londres (Inglaterra) e finalmente para o porto de Gdynia (Polônia) em 20 de março.

Os jovens marinheiros poloneses do veleiro Dar Młodzieży se juntam ao grupo de 17 franceses que também atravessam o oceano em três barcos com destino à JMJ Panamá, acompanhados por quatro marinheiros profissionais e um capelão.

Mais em

Confira também: