De 21 a 29 de janeiro, a imagem peregrina número 1 do Santuário de Fátima, Portugal, estará presente no Panamá, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, onde, além do encontro com os jovens de diversos países e com o Papa Francisco, visitará também uma prisão e um hospital oncológico.

Segundo o itinerário da peregrinação da imagem da Virgem de Fátima, publicado pelo Santuário mariano de Portugal, a chegada ao Panamá está prevista para o dia 21 de janeiro, às 19h05 (hora local), ao Aeroporto Internacional de Tocumen.

Neste local, está agendada uma cerimônia de acolhida. Por volta das 21h, a imagem peregrina será entronizada na Igreja de Lourdes, em Carrasquilla. Em seguida, terá início uma vigília de adoração que será encerrada com uma Missa, às 6h30 do dia seguinte.

Ainda no dia 22 de janeiro, a imagem estará presente na Missa da abertura da JMJ, presidida pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, no Parque da Juventude. Em seguida, os jovens poderão participar nos momentos de oração agendados: adoração eucarística; hora de reparação ao Sagrado Coração de Maria e Jesus; rosário meditado.

Nesta mesma noite, está prevista uma procissão que começará na Tenda do Encontro e seguirá até Capela Maria Auxiliadora. Duas horas depois, a Virgem Peregrina regressará à Tenda do Encontro, onde está prevista uma vigília de oração com adoração ao Santíssimo Sacramento dinamizada pelas Irmãs de Madre Teresa de Calcutá e pela Polícia Nacional, rosário e Missa.

Em 23 de janeiro, a imagem peregrina será levada ao Centro Penitenciário para uma visita às reclusas. Durante a tarde, estão previstos vários momentos de oração na Tenda do Encontro, no Parque da Juventude. Já à noite, está marcada uma procissão até à Igreja de Guadalupe e, após este ato, oração na Tenda do Encontro.

Na manhã de 24 de janeiro, a imagem peregrina seguirá para o Estádio Maracaná, em Chorrillo, onde estarão jovens a participar nas catequeses agendadas. E na noite deste mesmo dia, a Virgem irá em procissão à Igreja de San Francisco de la Caleta.

O 25 de janeiro será de oração de forma mais intensa na Tenda do Encontro, no Parque da Juventude. Para isso, estão previstos vários momentos celebrativos ao longo de todo o dia. 

Em 26 de janeiro, a imagem peregrina será levada para a Sede dos Atos Centrais – Sede São João Paulo II, no Metro Park, para que os bispos e cardeais possam rezar junto de Nossa Senhora.

Segundo o programa oficial, está previsto que, às 18h, o Santo Padre participe da vigília de oração e encontro com os jovens, seguida de procissão.

Após a Missa de encerramento da JMJ Panamá 2019, no dia 27 de janeiro, a imagem peregrina fará uma visita, à tarde, à Igreja do Santuário Nacional do Coração de Maria, onde será entronizada.

No dia 28 de janeiro, está programada a visita da imagem peregrina de Fátima ao Hospital Oncológico Nacional. Ainda nesse dia, será entronizada na Igreja de Fátima, em Chorrillo.

Segundo a programação, o último momento celebrativo desta peregrinação está marcado para 29 de janeiro, às 16h, no Aeropuerto Internacional de Tocumen, onde o Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, irá presidir uma Missa de despedida.

A imagem peregrina de Fátima

A imagem nº 1 da Virgem Peregrina do Rosário de Fátima foi feita segundo indicações da Irmã Lúcia, oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.

Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária.

Em 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.

Esta imagem voltou a sair no dia 12 de maio de 2014, primeiramente para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, que decorreu até ao dia 2 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016. Esteve ainda no Patriarcado de Lisboa para a iniciativa Terço Vivo, em 2003. E, em 2017, no Santuário de San Giovanni Rotondo, na Itália.

O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, confiou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima, em pleno ano do Centenário das Aparições, quando o país recebeu a visita da imagem peregrina nº2.

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá de 22 a 27 de janeiro, na Cidade do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central. Tem como tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Mais em

Confira também: