O Bispo de Linares, Dom Ramón Calderón Batres, recordou que “o papel do sacerdote é manifestar a Cristo”, em declarações feitas durante o 5º retiro internacional de sacerdotes que se realiza na cidade de Monterrey.

Dom Calderón informou que há uns mil e 300 sacerdotes de 27 países participando do retiro que termina esta sexta-feira e assinalou que a entrevista “oferece a oportunidade de refletir sobre nossa identidade”.

“O papel do sacerdote é manifestar a Cristo, de tal maneira que sejamos como um cristal, que não se veja o cristal. O cristal se vê somente quando está sujo, mas quanto mais limpo está mais facilmente transpassa o olhar e o que queremos fazer é que se veja Cristo”, indicou.

A primeira conferência que deu o Arcebispo Emérito de Loreto, Dom Angelo Comastri, um dos que tem a seu cargo as palestras, abordou a necessidade de aumentar a consciência de ser chamados; na segunda explicou a condição de sacerdotes no serviço da Igreja para construir a comunidade; e na terceira falou sobre a condição de sacerdotes, “que devemos refletir sempre a Cristo, e Cristo tem uma série de atitudes para todos outros homens, como não rechaçar a ninguém, como ter sempre o coração aberto”.

Com relação à oração na vida do sacerdote, Dom Calderón precisou que “o sacerdote tem que ser um homem de oração, cheio do Espírito Santo. A oração é o acesso para o espírito. Todo cristão deve chegar a ter uma docilidade do espírito, a docilidade do espírito a consegue pela oração”.

Do mesmo modo, o Prelado comentou uma anedota do Dom Comastri quando conheceu a Beata Teresa de Calcutá. “A primeira vez que ele viu a Madre Teresa de Calcutá, sendo ele sacerdote recém ordenado, a Madre lhe perguntou ‘Quantas horas dedica a oração?’, e ele diz ‘eu pensava que me ia perguntar quantas obras de caridade fazia’, e a Madre lhe respondeu ‘Não, porque da oração depende o que você faça’”