“Lei e Sociedade. Qual o papel do Judiciário?” será o tema de uma mesa redonda promovida pelo Centro Cultural Fato e Presença, formado por membros do Movimento Católico Comunhão e Libertação, no Rio de Janeiro.

O debate acontecerá no dia 19 de janeiro, às 10h30, no marco da quarta edição do evento intitulado ‘Rio Encontros’, o qual ocorre nos dias 18 e 19 de janeiro, no Salão da Basílica de Santa Teresinha, no bairro Tijuca, Rio de Janeiro.

Segundo os organizadores, “esta mesa foi pensada considerando o papel fundamental do Judiciário para um adequado equilíbrio no exercício da democracia, por um lado, e o protagonismo que esse poder passou a ter na sociedade brasileira – questionado por muitos –, por outro”.

Entre as presenças confirmadas estão Costantino Esposito, filósofo e professor de História da Filosofia da Universidade de Bari “Aldo Moro” (Itália); Luiz Carlos Rezende Santos, Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais, Assessor da Presidência do TJMG para consolidação e ampliação do método APAC em Minas Gerais; Antônio Carlos Biscaia, ex-Procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; e a moderadora, a jornalista Patrícia Soares Molina.

O ‘Rio Encontros’ é promovido pelo Centro Cultural Fato e Presença, uma entidade sem fins lucrativos, nascida da iniciativa de amigos que fazem parte do Movimento Católico Comunhão e Libertação, e que busca promover o diálogo entre a Fé e a Razão através de eventos como mesas redondas, palestras e outras formas de manifestação cultural.

Nesta sua quarta edição, o evento terá como tema geral “Escolhe teu diálogo e tua melhor palavra ou teu melhor silêncio. Mesmo no silêncio, e com o silêncio, dialogamos” (Carlos Drummond de Andrade).

“Em tempos de radicalismos, divisões, intolerâncias e discussões exacerbadas, o Rio Encontros quer dar a sua contribuição na construção de pontes, no respeito às diferenças e principalmente no olhar sobre a pessoa”, assinalam os organizadores.

Sobre o tema central, haverá uma mesa redonda no dia 19, às 16h, com a participação do filósofo italiano Costantino Esposito, do médico e professor de Psiquiatria da UFF Fernando Nasser e do jornalista Rafael Marcoccia.

Durante o ‘Rio Encontros’ também estará disponível para visitação a uma exposição sobre os afrescos do Bom Governo, do Palácio Público de Sena (Itália), aos cuidados de Márcia Valéria Teixeira Rosa, doutora em História da Arte e professora da Unirio.

Haverá, ainda, uma tarde de autógrafos do livro “Uma vida de luta: A Incrível história do padre que resgatou a devoção a São Miguel”, de Leonardo Bruno, com a história do padre João Cláudio Loureiro do Nascimento; e do livro “O vazio da Palavra – um diário de viagem”, de Alexandre Archanjo.

A abertura do evento será no dia 18 de janeiro, com uma Missa inaugural às 19h30, seguida por um concerto com o pianista Marcelo Cesena, eleito em 2009 e 2013, o melhor músico brasileiro radicado nos Estados Unidos pelo "Brazilian International Press Award" e compositor de trilhas sonoras de diversos filmes independentes.

O encerramento no dia 19, a partir das 19h, contará com shows do violeiro Chico Lobo, divulgador da viola caipira do país, considerado pela crítica um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro, e de Tatá Sympa, músico de formação erudita e popular, intérprete, compositor e instrumentista.

As atividades são todas gratuitas, e haverá também programação para crianças. Mais informações no site: www.rioencontros.org.br.

Confira também: