O Padre Carlos Quintana Puente, atualmente tesoureiro geral da Conferência Episcopal Latino-americana (CELAM), foi nomeado Diretor Executivo do Secretariado para a Igreja na América Latina da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB).

antes de ser sacerdote, o Pe. Quintana trabalhou como agente de bolsa

na Wall Street
. graduou-se na Universidade de Notre Dame em 1983, em administração de negócios. Estudou filosofia e teologia, graduando-se com honras na Universidade de Navarra, Espanha, em 1996.

Esse mesmo ano foi ordenado sacerdote em San Juan, Porto Rico, e começou a trabalhar na equipe de administração da arquidiocese. Ali foi responsável pelos investimentos, orçamento e trabalhos contáveis.

Em 1999, o sacerdote se converteu no tesoureiro geral do CELAM. Naquele cargo, administrou os investimentos, encarregou-se do orçamento e reestruturou o departamento de tesouraria.

O encarregado de fazer o anúncio de sua nomeação foi o Secretário Geral da USCCB, Dom William P. Fay. “O Padre Quintana está bem qualificado para este trabalho, dada sua experiência na Igreja nos Estados Unidos e na América Latina. Acredito que sua presença aqui marcará um novo início para o Secretariado enquanto viaja por todo o país explicando a realidade da Igreja na América Latina. Se isso permitir uma maior conscientiza e apoio, as diocese em toda a América Latina poderão beneficiar-se”, indicou.

Este Secretariado serve como elo entre a Igreja nos Estados Unidos, América Central, América do Sul e o Caribe. Do mesmo modo, coordena a coleta nacional para a Igreja na América Latina, logo depois da qual, os recursos obtidos se distribuem a modo de empréstimos para as necessidade das paróquias na América Latina.

A nomeação do Pe. Quintana se fará efetiva em 1 de outubro de 2005.