O Bispo de Acireale, Dom Antonio Raspanti, visitou os lugares mais atingidos pelo terremoto na ilha italiana da Sicília, que deixou dezenas de pessoas feridas, e destacou a importância da colaboração ante esta tragédia.

O terremoto de magnitude de 4,8 na escala de Ritcher ocorreu na manhã do dia 25 de dezembro e provocou deslizamentos na província de Catania, bem como em algumas cidades aos pés do Vulcão Etna.

O terremoto deixou 28 pessoas feridas e felizmente não houve vítimas mortais. Entretanto, na igreja de Maria Santíssima do Carmelo, o campanário e foi destruída a estátua de Santo Emídio, considerado o protetor dos terremotos.

Dom Raspanti visitou o povoado de Pennisi e disse ao jornal da Conferência Episcopal Italiana (CEI) Avvenire que "ficou sem palavras" depois de ver as consequências do desastre natural.

"Este desastre natural que vi me causou tristeza, porque vi que os idosos e as crianças estavam no meio da rua, dormindo nos carros", disse.

Por isso, o Bispo italiano se dirigiu às vítimas deste desastre para “manifestar sua proximidade” às famílias afetadas que ficaram sem lares. “Agradeço a todas as pessoas que estão se mobilizando para mostrar a sua solidariedade, ás forças de ordem, aos bombeiros e à proteção civil, bem como os prefeitos e administradores das comunidades afetadas”, disse.

Além disso, o Prelado destacou que Caritas começou a ajudar na emergência e tem certeza de que a CEI irá intervir nas populações afetadas. “É importante ajudar nas primeiras necessidades, mas também é indispensável não deixar que as pessoas desanimem ou se sintam isoladas”, destacou.

“A colaboração, neste momento, é fundamental, sob este aspecto, confiamos no compromisso de todas as instituições chamadas a aliviar as dificuldades de todos os que, lamentavelmente, foram afetados por esta calamidade. Devemos nos esforçar, a fim de que cada um de nós possamos ajudar através de atos concretos”, concluiu.