O Bispo de Cidade Juárez, Dom Renato Ascencio León e o Bispo da Matehuala, Dom Rodrigo Aguilar Martínez, indicaram que o Governo tem a responsabilidade de demonstrar que a pílula do dia seguinte não é abortiva.

Dom Ascencio explicou que os estudos científicos comprovaram que a tal pílula tem três efeitos: impede ou atrasa a ovulação, impede a fecundação e impede que o óvulo fecundado aninhe no útero. Assinalou que esta terceira possibilidade faz dela um abortivo.

Em diálogo com um meio local, o Prelado recordou que a Igreja defende a vida, neste caso a de um ser indefeso. Por isso, assinalou, opõe-se à distribuição deste método entre a população.

Por sua parte, Dom Aguilar Martínez afirmou em um artigo do jornal diocesano Presencia, que a Igreja não se opõe à ciência, a qual está ao serviço do ser humano.

Entretanto, o também presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Familiar, explicou que “não se pode promover o avanço da ciência a favor de uns, mas a costa de machucar a outros”. Recordou que a genética demonstra que “a vida humana inicia do momento da fecundação do óvulo pelo espermatozóide”.