O Papa Francisco reconheceu o martírio do Servo de Deus Richard Henkes, sacerdote da Sociedade do Apostolado Católico, nascido em Ruppach (Alemanha), em 26 de maio de 1900 e assassinado pelos nazistas no campo de concentração alemão de Dachau, em 22 de fevereiro de 1945.

O Santo Padre assinou o decreto do Pe. Henkes, beatificado na sexta-feira, 21 de dezembro, durante a audiência concedida pelo Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Richard Henkes foi conhecido pela sua oposição e condenação do nazismo na Alemanha nos anos 30 e 40 do século XX. De fato, foi um dos sacerdotes alemães que mais se manifestou contra as ações do regime nazista.

Em 1938 foi preso devido as suas pregações, mas logo depois foi libertado. Em 1943 foi preso novamente e desta vez, o enviaram ao campo de concentração de Dachau, onde conheceu o futuro Cardeal Josef Beran, que também estava preso em Dachau.

O Pe. Henkes morreu mártir no campo de concentração e o seu processo de beatificação começou pouco tempo depois. Em 2002 foi declarado Servo de Deus. Agora, com o reconhecimento de seu martírio, será proclamado Beato.

Novos Servos de Deus

Além disso, o Pontífice assinou novos decretos nos quais reconhecem as virtudes heroicas dos 11 Servos de Deus:

- As virtudes heroicas do Servo de Deus Jan Pietraszko, Bispo titular de Torreblanda e Bispo Auxiliar de Cracóvia (Polônia). Nascido em Buczkowice (Polônia), em 07 de agosto de 1911 e falecido em Cracóvia, em 2 de março de 1988.

- As virtudes heroicas do Servo de Deus Giuseppe Codice, Sacerdote diocesano, fundador da Pia União das Irmãs da Visitação da Virgem Imaculada. Nascido em Budrio (Itália), em 3 de março de 1838 e falecido em Vedrana (Itália), em 21 de janeiro de 1915.

- As virtudes heroicas do Servo de Deus Agostinho John Ukken, Sacerdote da Igreja Siro-Malabar, fundador da Congregação das Irmãs da Caridade. Nascido em Parappur (Índia) em 19 de dezembro de 1880 e falecido em Chowannur (Índia), em 13 de outubro de 1956.

- As virtudes heroicas do Servo de Deus Doroteo Hernández Vera, Sacerdote diocesano, fundador do Instituto Secular Cruzada Evangélica. Nasceu em Matute de Almázan (Espanha), em 28 de março de 1901 e falecido em Madri (Espanha), em 06 de novembro de 1991.

- As virtudes heroicas do Servo de Deus Melchiorre Fordon, Sacerdote da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Nascido em Grodno, hoje Belarus, em 5 de agosto de 1862 e falecido na mesma cidade, em 27 de fevereiro, 1927.

- As virtudes heroicas do Servo de Deus Girolamo Maria Biasi, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Nascido em Sfruz (Itália), em 7 de dezembro de 1897 e falecido em Camposampiero (Itália), em 20 de junho de 1929.

- As virtudes heroicas do Servo de Deus Miguel Zavala Lopez, Sacerdote professo da Ordem de Santo Agostinho, nascido em Rancho Nuevo de Santa Clara (México), em 12 de novembro de 1867 e morreu em Yuriria (México), em 04 abril de 1947.

- As virtudes heroicas da Serva de Deus Antonietta Giugliano, fundadora da Congregação das Servas Pobres de Cristo Rei. Nascida em Nova York (Estados Unidos) em 11 de julho de 1909 e falecida em Portici (Itália), em 08 de junho de 1960.

- As virtudes heroicas da Serva de Deus Leonarda de Jesus Crucificado, monja professa da Congregação das Irmãs da Paixão de Jesus Cristo. Nascida em Quargnento (Itália) em 10 de julho de 1908 e falecida em Alessandria (Itália), em 22 de outubro de 1953.

- As virtudes heroicas da Serva de Deus Ambrogina de São Carlos, religiosa professa da Congregação do Patrocínio de São José. Nascida em Maranola (Itália) no dia 1º. de janeiro de 1909 e falecida em Florença (Itália), em 26 de março de 1954.

- As virtudes heroicas do Servo de Deus Carlos Tancredi Falleti Di Barolo, leigo, co-fundador da Congregação das Irmãs de Sant’Ana. Nascido em Turim (Itália), em 22 de outubro de 1782 e falecido em Chiari (Itália) em 4 de setembro de 1838.

Confira também:

Mais em