Em sua terceira e última pregação de Advento ao Papa Francisco e à Cúria Romana, Frei Raniero Cantalamessa seguiu com sua reflexão sobre a busca do Deus vivo e recordou que ninguém jamais viu a Deus senão através de Jesus Cristo.

“O Deus vivo é a Trindade viva, afirmamos da última vez”, recordou o pregador oficial da Casa Pontifícia nesta sexta-feira, na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano.

Entretanto, explicou que “nós estamos no tempo e Deus está na eternidade”. Por isso, questionou-se: “Como superar essa ‘infinita diferença qualitativa’? Como lançar uma ponte em um abismo tão infinito?”.

Segundo o frade capuchinho, “a resposta está na solenidade que estamos nos preparando para celebrar: ‘O Verbo se fez carne e veio habitar no meio de Deus’”.

Frei Cantalamessa sublinhou que Jesus Cristo é “o lugar definido do encontro entre o Deus vivo e o homem vivo. Nele, o Deus distante tornou-se próximo, o Emanuel, o Deus-conosco”.

Nesse sentido, assinalou que “o Deus vivo já não nos fala através de uma pessoa interposta”, ou um profeta, “mas pessoalmente”.

“A grande notícia é que agora não é mais o homem que, ‘tateando’, vai em busca do Deus vivo; é o Deus vivo que desce em busca do homem até habitar em seu próprio coração. É lá que a partir de agora pode ser encontrado e adorado em espírito e verdade”.

Além disso, indicou que, “no Espírito Santo é ainda Jesus quem continua a revelar-nos o Pai, porque o Espírito Santo é agora o Espírito do Ressuscitado, o Espírito que continua e aplica a obra do Jesus terreno”.

Para conferir a íntegra da pregação de Pe. Cantalamessa, basta acessar AQUI.

Confira também: