Em um ambiente cordial, desenvolveu-se a mesa de diálogo bilateral entre Vaticano e Vietnã, no qual foram acordados assuntos relevantes para melhorar as relações diplomáticas em um futuro próximo entre ambos os estados.

A sétima sessão do Grupo de Trabalho Conjunto aconteceu em Hanói, Vietnã, em 19 de dezembro. Esta foi co-presidida pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Bui Thanh Son, chefe da delegação do Vietnã; e pelo Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, Dom Antoine Camilleri, chefe da delegação da Santa Sé.

No comunicado conjunto emitido ao final do encontro, indicou-se que ambos os países “experimentaram recentemente avanços positivos, em particular a manutenção de contatos e consultas regulares em todos os níveis, incluídas reuniões de alto nível”.

Do mesmo modo, “compartilharam a crença de que este passo (o acordo assinado) ajudará para que as relações entre as duas partes cresçam e se desenvolvam ainda mais”.

Por outro lado, a Santa Sé agradeceu a parte vietnamita pela atenção que suas autoridades prestaram à Igreja Católica nos últimos anos e incentivou a que o povo de Deus siga contribuindo “para o bem comum e a prosperidade” do país.

A representação do Vietnã, por sua vez, reiterou que o Estado está “implementando constantemente e melhorando incansavelmente a liberdade de crenças e religião”, enquanto incentiva e facilita para “que a comunidade católica opere de acordo com as leis vietnamitas e participe ativamente no desenvolvimento econômico e social nacional”.

Entre outros temas da reunião, conversou-se sobre questões relacionadas à divisão das dioceses e a nomeação de bispos no Vietnã.

Finalmente, ambas as partes concordaram em realizar a oitava sessão do Grupo de Trabalho Conjunto no Vaticano no próximo ano.

Confira também: