O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira a renúncia do Bispo de Corumbá (MS), Dom Segismundo Martínez Álvarez, e nomeou como seu sucessor Pe. João Aparecido Bergamasco; também nomeou como novo bispo para a Diocese de Palmeira dos Índios (AL) Pe. Manoel de Oliveira Soares Filho.

Após 13 anos à frente da primeira Diocese do estado do Mato Grosso do Sul, Corumbá, Dom Segismundo Martínez Álvarez será sucedido no governo pastoral por Pe. João Aparecido Bergamasco, que até então era pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul, Diocese de Dourados (MS).

O novo Bispo nasceu em 15 de maio de 1967, em Tuneiras do Oeste, Diocese de Umuarama (PR). Emitiu a profissão religiosa na Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 25 de março de 1993 e foi ordenado sacerdote em 26 de dezembro de 1993.

Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Palotina em Santa Maria (RS). Como sacerdote, serviu nos estados de Rondônia, Paraná, Amazonas e Rio Grande do Sul, tendo desempenhado funções de vigário paroquial, pároco, animador vocacional, reitor.

Já a vacante Diocese de Palmeira dos Índios (AL) passa a ter como Bispo o até então pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Dom Eliseu (PA), Pe. Manoel de Oliveira Soares Filho.

Nascido em 25 de setembro de 1965, em São Domingos do Capim, Diocese de Castanhal (PA), estudou Filosofia no Seminário São Pio X, em Belém (PA) e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), na mesma cidade.

Também se formou em Ciências da Religião pela Universidade Vale do Acaraú e em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial também pela UFPA.

Foi ordenado sacerdote em 26 de setembro de 1993, incardinado na Diocese de Bragança do Pará (PA), onde serviu como pároco, coordenador diocesano de pastoral e também Membro do Conselho dos Presbíteros e do Colégio dos Consultores.

Confira também: