A Santa Sé e o Vietnã terão novamente um momento de diálogo bilateral em um novo encontro do Grupo de Trabalho Conjunto no próximo dia 19 de dezembro, em Hanói, no Vietnã.

Segundo um comunicado da Sala de Imprensa através de uma declaração do seu diretor, Greg Burke, o objetivo deste sétimo encontro do Grupo de Trabalho Conjunto do Vietnã e da Santa Sé é "aprofundar e desenvolver as relações bilaterais, dando continuidade ao que foi concordado no final do sexto encontro do Grupo de Trabalho, realizado no Vaticano em outubro de 2016”.

Naquela reunião, ambas as delegações "concordaram que a Igreja Católica no Vietnã continuará se inspirando no magistério da Igreja acerca da prática de 'viver o Evangelho dentro da nação' e de ser, ao mesmo tempo, bons católicos e bons cidadãos".

Na declaração, o diretor da Sala de Imprensa também destacou a reunião mantida no Vaticano com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Vietnã, Ha Kim Ngoc, em agosto de 2017; a reunião de Mons. Camilleri, Subsecretário de Relações da Santa Sé com os Estados, em janeiro de 2018, em Hanói; e a reunião do Primeiro Vice-Primeiro Ministro do Vietnã, Truong Hoà Binh, com o Papa Francisco, em 20 de outubro.

A delegação vaticana permanecerá no Vietnã de 18 a 20 de dezembro. Durante esses dias, além de participar da reunião do Grupo de Trabalho Conjunto, também se reunirá com os bispos do país, “que estarão presentes em Hanói para participar da Santa Missa de posse de Dom Joseph Vu Van Thien, como novo Arcebispo Metropolitano de Hanói".

O Vietnã é um Estado comunista no qual a liberdade religiosa é severamente limitada. Embora se afirme oficialmente o respeito à liberdade religiosa, na prática o Estado intervém em todos os temas religiosos.

Com uma população de mais de 94 milhões de habitantes, os cristãos no Vietnã são 8,7% da população, segundo o Relatório sobre a Liberdade Religiosa da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

Confira também: