Na homilia da missa que celebra todas as manhãs na capela da Casa Santa Marta, onde reside, o Papa Francisco animou os fiéis nesta segunda semana do Advento a pedir o dom da fé para que o Natal não seja celebrado de forma mundana e recordou que é preciso coragem para vivê-la nos dias de hoje.

"Não é fácil guardar a fé, defender a fé", disse o Santo Padre comentando a passagem do Evangelho de São Lucas sobre a cura de um paralítico, na qual Jesus primeiro perdoa os pecados do homem e depois diante da incredulidade dos presentes também cura aquele homem da sua doença física.

“Pedimos fé no mistério de Deus feito homem. A fé também hoje, no Evangelho, mostra como ela toca o coração do Senhor. O Senhor frequentemente retorna à catequese sobre a fé, ele insiste. "Vendo sua fé", diz o Evangelho. Jesus viu essa fé - porque é preciso coragem, fazer um buraco no telhado e derrubar uma cama com os enfermos de lá ... é preciso coragem. Essa coragem, essas pessoas tinham fé! Eles sabiam que, se o doente chegasse na frente de Jesus, ele seria curado”, diz o Papa no texto do site oficial de notícias do Vaticano em italiano, https://www.vaticannews.va.

O Papa, segue o texto de vaticannews, lembrou que "Jesus admira a fé nas pessoas", como no caso do centurião que pede a cura de seu servo; da mulher siro-fenícia que intercede pela filha possuída pelo demônio ou mesmo pela dama que, tocando apenas a bainha do manto de Jesus, cura-se da hemorragia que a aflige. Mas "Jesus - acrescenta o papa - censura pessoas de pouca fé" como Pedro que duvida. "Com fé - ele continua - tudo é possível".

“Hoje pedimos esta graça: nesta segunda semana do Advento, preparemo-nos com fé para celebrar o Natal. É verdade que o Natal - todos sabemos – pode ser celebrado com muita fé como também celebrado de maneira mundana ou pagã; mas o Senhor nos pede para fazê-lo com fé e nós, nesta semana, devemos pedir esta graça: poder celebrá-lo com fé".

Confira: