Um senador republicano apresentou um projeto que incentivará o matrimônio entre casais de escassos recursos ao lhes oferecer a soma de nove mil dólares como bônus se decidem casar-se. A iniciativa seria aplicada primeiro no Distrito de Columbia e considera que consolidar as famílias é uma das chaves para combater a pobreza.

“O matrimônio é um fator líder na redução da pobreza”, indicou o senador republicano Sam Brownback, impulsor da iniciativa. Um informe elaborado por seu escritório assinalou que “57 por cento dos meninos que nascem no Distrito cada ano são filhos de mães solteiras”. Também destaca que “a maioria dos meninos que nascem e se criam em lares onde seus pais biológicos estão casados, são mais estáveis financeira e emocionalmente”.

A idéia é que por cada dólar que o casal ingresse em uma conta de economias, o Estado outorgue três dólares do fundo federal. Entre as condições está que o dinheiro só possa ser usado para adquirir uma casa, os estudos do filho ou iniciar um negócio. Além disso, o dinheiro só se poderá retirar ao cabo de três anos, tempo no qual o casal deverá estar casado.

“A melhor forma de criar um menino é com um homem e uma mulher unidos e juntos para toda a vida. Aí é onde os meninos estão melhor”, afirmou o parlamentário.

Do mesmo modo, a iniciativa de “desenvolvimento matrimonial” propõe destinar um milhão e meio de dólares a projetos de acompanhamento e conselheria a casais.

Desde 1998 o Congresso dos EUA aprova projetos para destinar recursos de economias a pessoas de baixos recursos, mas é a primeira vez que põe como condição que os destinatários estejam casados.