Durante sua homilia na Missa pela Solenidade do Apóstolo Santiago, o Arcebispo da cidade, Dom Julián Barrio, afirmou que “a força da Igreja lhe vem de Deus e não provém dos homens”.

Ao celebrar ao Santo padroeiro da cidade, Dom Barrio também indicou que “a Igreja tem que interpretar com criatividade, humildade e coragem os sinais dos tempos, superando rotinas adquiridas e procurando novos caminhos de evangelização além de soluções de emergência”.

Para o Prelado, a Igreja deve proteger aos pobres e marginados, os aflitos pelo pecado e pela dureza do caminho para a verdade, “os que sofrem a solidão, fome, desesperança e injustiça, e os que não encontram o sentido para suas vidas”.

O Bispo também manifestou que a Igreja deve ajudar ao homem de hoje a encher seu vazio interior, “lhe oferecendo a força liberadora do Evangelho para seguir a Cristo, que chama a ter seus mesmos sentimentos, e compartilhar sua cruz cada dia sem esperar recompensas conforme aos interesses humanos”.

“A Igreja –continuou– não procura poder, privilégios ou posições de vantagem social, mas sim evitar o desequilíbrio entre as possibilidades técnicas e a força moral, desequilíbrio que sempre afeta negativamente à pessoa”.

Dom Barrio manifestou que o terrorismo na Europa é “fruto do fanatismo e a irracionalidade” e acrescentou que a situação atual européia reflete a tensão entre “crença e descrença, fé e razão, religião e irreligião, esquecendo que a fé religiosa informa quão moral dá vida e confere sentido às diferentes civilizações”.

“Devemos testemunhar a verdade da fé e da moral católica, criando da consciência moral uma cultura que não ignore o valor transcendente da pessoa humana nem exalte uma liberdade falsa e sem limites”, afirmou.

Por outra parte, depois da explosão ocorrida no sábado causada por duas pessoas na cidade, reforçaram-se as medidas de segurança para ontem segunda-feira, e se proibiu o ingresso à Catedral local com mochilas; enquanto que alguns helicópteros sobrevoavam as imediações do templo.

Neste feriado para os aldeãos, as pessoas que foram a tradicional Oferenda ao Apóstolo colaboraram com a segurança e puderam escutar ao Dom Barrio pedindo pelas vítimas do terrorismo.