Um sacerdote condenou os recentes atentados terroristas no Iraque ao afirmar que "terá que falar claro, ninguém deve encontrar desculpas para justificar, de jeito nenhum, estes atos criminais".

Conforme informa a agência vaticano Fides, o presbítero Nizar Semaan, da localidade de Mosul ao norte do Iraque, manifestou que "sem dúvida as pessoas que se matam a si mesmos matando ao mesmo tempo a tantos inocentes, acham fazer algo justo. Mas compreender as motivações dos terroristas não significa justificar seus atos", em alusão aos recentes atentados terroristas ocorridos no Iraque nos que pereceram dezenas de pessoas.

"Não se pode fazer como alguns fazem, –prossegue– condenar estes atos fazendo distinções, falando do Iraque, Palestina, Afeganistão. São só pretextos, estou convencido de que os extremistas seguiriam colocando bombas, embora não existam estas situações, que vem em todo caso resolvidas por uma questão de justiça que nada tem a ver com o terrorismo".

Para o P. Semaan, a violência deve ser condenada como tal e por essa razão “não me canso de repetir que o mundo islâmico deve expressar de uma vez por todas uma condenação clara do terrorismo realizado em seu nome" e adicionou que “não se pode assimilar o mundo árabe e islâmico ao terrorismo, mas é necessário animar a todos os que lutam pela afirmação dos valores universais do respeito dos direitos humanos e da convivência pacífica neste mundo”.