Os ramos masculino e feminino de consagrados do Regnum Christi receberam, em 27 de novembro, a aprovação do Vaticano como sociedades de vida apostólica, em um primeiro passo para a criação de uma federação junto aos Legionários de Cristo.

Dom José Rodríguez Carballo, Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, entregou aos consagrados e consagradas seus respectivos decretos de sociedade de vida apostólica, no contexto da segunda parte da Assembleia Geral Extraordinária de Regnum Christi, que se estenderá até o dia 5 de dezembro.

Os decretos foram aprovados pelo Papa Francisco em 20 de novembro.

O site de Regnum Christi sublinhou que, com “este reconhecimento oficial, a Igreja expressa que as consagradas e os leigos consagrados de Regnum Christi são reconhecidos como um dom que contribui à missão da própria Igreja e como um caminho para o encontro dos homens com Deus”.

Gloria Rodríguez, diretora geral das consagradas de Regnum Christi, disse em uma carta às suas irmãs que, "como todos sabemos, já percorremos um longo caminho de discernimento para chegar a este momento. Um caminho de luzes e sombras, de erros e acertos. Fomos acompanhadas por pessoas da Igreja e por todos os membros de Regnum Christi".

Regnum Christi surgiu como um movimento eclesial no final da década de 1950, fundado por Marcial Maciel Degollado, também fundador dos Legionários de Cristo.

Depois dos diversos escândalos sexuais descobertos na vida de Maciel Degollado, Bento XVI encarregou entre 2009 e 2010 uma visita apostólica para os Legionários de Cristo e Regnum Christi. Em seguida, nomeou o falecido Cardeal Velasio de Paolis como delegado pontifício.

O atual delegado pontifício de Regnum Christi é o sacerdote jesuíta Gianfranco Ghirlanda.

Gloria Rodríguez destacou que "hoje, de modo especial, nos sentimos pedras vivas da Igreja, que nos reconhece como uma sociedade de vida apostólica que colabora no serviço da missão universal que recebemos de Cristo vivo. Peço ao Senhor que saibamos acolher a graça de viver como filhas da Igreja, oferecendo nossas vidas a seu serviço".

Jorge López, responsável geral dos leigos consagrados de Regnum Christi, explicou em uma carta que tomaram a decisão de propor a criação de uma sociedade de vida apostólica "em favor da comunhão do Movimento, a serviço do qual Deus Nosso Senhor inspirou a vocação dos leigos consagrados, e tendo em mente o objetivo de facilitar o estabelecimento de uma federação com a Legião de Cristo e com as consagradas de Regnum Christi".

Na Missa que presidiu no início da segunda parte da Assembleia Geral Extraordinária de Regnum Christi, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe e São Felipe Mártir, em Roma, Dom Rodríguez Carballo assegurou que "este primeiro passo da criação de duas Sociedades de Vida Apostólica terminarão com um passo sucessivo no dia que legalmente os associeis como Federação, que é outra maneira de dizer como uma família. Eu sempre repetirei 'unam-se!', porque o carisma é um, embora as formas de desenvolvê-lo e vivê-lo sejam diversas”.

Confira também: