A população de São Isidro realizou uma comemoração à venerável Irmã Camila de São José Rolón, fundadora das Irmãs Pobres Portenhos de São José, pelos 163 anos de seu nascimento.

Na comemoração realizada pela comunidade dos Filhos e amigos de São Isidro e pela família da Venerável, celebraram-se duas Eucaristias, na Catedral de São Isidro e na Catedral de Buenos Aires para agradecer a Deus pelo dom da vida de Irmã Camila e pedindo sua pronta beatificação. Na celebração participou o Bispo de São Isidro, Dom. Jorge Casaretto.

Biografia da Venerável Irmã Camila

Em 18 de julho de 1842 nasce no lar de Eusebio Rolón e María Gutiérrez, Irmã Camila de São José Rolón.

Aos 38 anos de idade, em 28 de janeiro de 1880 fundou As Irmãs Pobres Portenhos de São José, e diferentes lares para meninas e meninos em Buenos Aires e no Salto. Ao ano seguinte de sua fundação, o Batata Leão XIII lhe outorga o Decreto de Louvor à Congregação.

Entre suas fundações na Argentina e Uruguai se encontram hospitais, colégios e asilos para mendigos e meninos órfãos.

Sua primeira fundação fora da América foi em Roma, com a fundação em 1905 de um asilo para jovens em perigo e ali mesmo erige o noviciado romano. A esta fundação segue a da Espanha, em Barcelona, onde funda um asilo para filhos de ciganos e posteriormente, outro para jovens em perigo em Gênova.

Em 1908 O Papa Pio X aprova definitivamente as Constituições de sua Congregação e em 1909 obtém a autorização que lhe permite transladar a casa generalicia a Roma.

Os últimos anos de sua vida os dedica aos cuidados dos doentes de cólera e febre amarela. Faleceu em 16 de fevereiro de 1913, aos 71 anos, e seus restos mortais foram enviados a Buenos Aires.

Em 2 de abril de 1993 O Papa João Paulo II a declarou Venerável e atualmente está em vias de beatificação.