O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do Congresso Mundial da União Internacional Cristã dos Dirigentes de Empresas (Uniapac), incentivando-os a promover uma economia mais humana.

O encontro, que tem por tema “O Negócio como uma nobre vocação”, acontece de 22 a 24 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e conta com cerca de 450 empresários, segunda a Agência Ecclesia, do episcopado português.

Na mensagem enviada aos participantes, o Santo Padre assinalou que esta é uma reflexão “mais importante do que nunca”, no contexto de “um mundo onde a globalização da atividade económica e do comércio tem vindo a afetar profundamente o meio financeiro, na sua visão, nos seus objetivos e métodos”.

“Serem fiéis à vossa vocação e missão implica manter um equilíbrio delicado entre inovação e competitividade e ao mesmo tempo o progresso em ordem ao bem comum, à dignidade humana e ao uso apropriado dos recursos naturais”, declarou, segundo Ecclesia.

Nesse sentido, o Pontífice convidou os empresários cristãos a “inspirar” outros para uma mudança de paradigma.

Por sua vez, o presidente do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, também participou da abertura do congresso por meio de uma intervenção gravada, na qual sublinhou o conceito de “bem comum”.

Para o Purpurado, este conceito deve estar enraizado em toda e qualquer iniciativa humana, pois só assim possível concretizar “o desenvolvimento integral de todos”.

Além disso, defendeu que o “capital” financeiro só será verdadeiramente uma mais-valia se chamar “à livre responsabilidade de ajudar os mais pobres”.

Confira também: