O projeto “Papa pela Ucrânia” está beneficiando 900 mil pessoas afetadas pela guerra após ter arrecadado 16 milhões de euros com a coleta em todas as dioceses da Europa e as doações pessoais do Papa Francisco.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral coordena este projeto desde junho de 2016, no qual o Papa Francisco quer mostrar seu “afeto e solidariedade a todo o povo ucraniano e com todos os que sofrem diante das condições dramáticas causadas pela guerra, sem qualquer distinção de religião, confissão ou pertença étnica”.

O conflito armado na Ucrânia começou em abril de 2014, especialmente nas regiões de Donetsk e Lugansk, onde membros da população buscam autonomia e são apoiados pela Rússia, mas ninguém reconheceu a independência. Embora especialistas classifiquem a situação atual como “congelada”, nestas regiões durante a noite há disparos frequentemente.

Por este motivo, o Prefeito do Dicastério vaticano, Cardeal Peter Turkson, visitou a Ucrânia junto ao Subsecretário, Mons. Segundo Tejado Muñoz, de 14 a 18 de novembro para ver algumas das iniciativas realizadas no âmbito do projeto “Papa pela Ucrânia”, que trabalha em colaboração com a Nunciatura Apostólica, os organismos da Igreja e outros organismos internacionais encarregados.

Segundo informou um comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humanos Integral, os fundos foram empregados em projetos de saúde e de emergência diante da chegada do inverno, pois as temperaturas tendem a descer até -25°C; assim como apoio psicológico para distúrbios por estresse pós-traumático.

Entre as atividades da visita, destaca-se que o Cardeal Turkson e Mons. Tejado se reuniram em 17 e 18 de novembro na Nunciatura Apostólica com representantes das autoridades civis, do corpo diplomático, dos episcopados da Igreja romana-católica ucraniana e greco-católica ucraniana e participaram de um encontro de oração com os fiéis católicos a favor da paz.

Além disso, celebraram uma Missa na Co-catedral de São Alexandre, em Kiev, e visitaram um refeitório para pobres e pessoas sem teto, no qual trabalham as Missionárias da Caridade de Santa Teresa de Calcutá.

Anteriormente, Mons. Tejado visitou de 14 a 16 de novembro as regiões de Donetsk e Kharkiv – que são as que mais sofreram as operações militares de 2014 –, onde se reuniu com algumas famílias beneficiadas, além de visitar, entre outros, o “Kramatorsk City Hospital”, um centro de apoio psicológico a crianças, um centro social para pobres e sem teto na Igreja da Assunção de Maria em Kharkiv e uma casa para mulheres mães em Korotych, a sede das atividades da Igreja greco-católica.

Confira também: