Na noite de terça-feira, 20 de novembro, os principais edifícios da cidade italiana de Veneza, como a Basílica de Nossa Senhora da Saúde, foram iluminados de vermelho para não esquecer o sangue dos cristãos perseguidos.

À tarde, antes de iluminarem a cidade de vermelho, aconteceu a peregrinação diocesana intitulada "Maria, mulher forte na fé", organizada pelo Patriarcado de Veneza e pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

A cerimônia começou na Praça de São Marcos com um momento de oração e terminou na Basílica de Santa Maria da Saúde.

Participaram centenas de jovens que, como de costume, reuniram-se na véspera da celebração da Festa de Nossa Senhora da Saúde, que é celebrada neste dia 21 de novembro.

O Papa Francisco também expressou sua proximidade aos participantes da procissão através de uma mensagem lida em frente à basílica e assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, que sublinha a necessidade de “uma atenção por parte de todos, para o grave problema das discriminações que os cristãos sofrem em tantas partes do mundo”.

Por sua parte, Dom Hanna Botros Fahim, Bispo copto-católico de Minya, no Egito, que esteva presente durante a cerimônia, convidou os fiéis a celebrar "a nossa fé, inclusive o sangue derramados pelos cristãos perseguidos".

Ao anoitecer, a basílica mariana e outros lugares simbólicos da cidade foram iluminados de vermelho.

Entre os edifícios iluminados estiveram: Ponte Rialto, Ca 'Farsetti, Ca' Pesaro, Ca 'Rezzonico e Palácio Contarini del Bovolo, assim como a Torre Cívica, a Prefeitura e a Biblioteca cívica Vez, em Mestre.

Confira também: