O Vaticano destacou as boas relações entre a Santa Sé e o Estado de Israel durante a visita que o Presidente israelense, Reuven Rivlin, realizou esta quinta-feira 15 de novembro ao Papa Francisco.

Além de seu encontro com o Pontífice, o Presidente Rivlin se reuniu também com o Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e com o Secretário para as Relações com os Estados, o Arcebispo Paul Richard Gallagher.

Conforme informou a sala de imprensa do Vaticano por meio de um comunicado, “durante as cordiais conversas que ocorreram no marco do vigésimo quinto aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, recordaram-se as boas relações entre a Santa Sé e o Estado de Israel”.

“No que se refere às autoridades estatais e às comunidades católicas locais, manifestou-se o desejo de alcançar acordos satisfatórios sobre algumas questões de interesse comum”.

Em concreto, “reiterou-se a importância de construir uma maior confiança recíproca em vista do reatamento das negociações entre Israelenses e Palestinos para alcançar um acordo respeitoso com as legítimas aspirações dos dois povos”.

Falou-se também “da questão de Jerusalém, em sua dimensão religiosa e humana para judeus, cristãos e muçulmanos, assim como da importância de proteger sua identidade e sua vocação de Cidade da Paz”.

Finalmente, “abordou-se a situação política e social na Região, marcada por vários conflitos e pelas conseguintes crises humanitárias. Neste contexto, sublinhou-se a importância do diálogo entre as diferentes comunidades religiosas com o fim de garantir a convivência pacífica e a estabilidade”.

Esta visita se produz em um contexto especialmente complexo no Oriente Médio. Esta semana se produziram diversos ataques e contra-ataques entre o grupo terrorista Hamas e o Exército de Israel na Faixa de Gaza.

Como sempre, antes de alcançar o cessar-fogo, os mais prejudicados pela violência foram os civis. Israel vem registrando a mais alta escalada de violência contra civis desde que a guerra contra o Hamas teve início em 2014.

Além disso, no último 12 de novembro, o Observador Permanente da Santa Sé na Assembleia Geral da ONU, Dom Bernardito Auza, reafirmou o inquebrável apoio da Santa Sé “à solução de dois Estados (um israelense e outro palestino) como o único caminho viável de longo prazo para confrontar o amplo problema dos apátridas, que continua sendo a condição dos palestinos”.

Confira também: