Dois sacerdotes diocesanos foram presos por estar supostamente relacionados com o assassinato do Dom. Luigi Locati, Bispo do Vicariato Apostólico do Isiolo, no Quênia.

Conforme informa The Standard em sua edição digital, a polícia prendeu um dos presbíteros em 19 de julho e o outro foi detido ontem, dia 20. Além dos sacerdotes, as autoridades estariam atrás dos trabalhadores do Departamento de desenvolvimento da Garbatulla, filiada ao Vicariato Apostólico de Isiolo. Este escritório foi fechado e sua conta bancária congelada pelo Prelado porque seus funcionários foram acusados de terem se apropriado de dinheiro proveniente de doações.

Depois de ter interrogado vários dos suspeitos, os investigadores se enfocaram em alguns sacerdotes que não estavam de acordo com as decisões do Dom. Locati. Com a detenção destes dois presbíteros, já são oito os detidos com relação ao caso.

Os dois sacerdotes presos são os pais Cyril Mukuchia e Peter Malley Guyo Wako. O primeiro esteve envolvido em uma disputa pela administração de duas escolas: Macci Boys e Macci Girls, a cargo da paróquia que dirigia, Merti. Ambas foram fechadas faz três semanas devido às acusações dos professores que sindicalizavam o Padre Mukuchia como instigador dos pais e alunos, interferindo assim na administração dos colégios.

O segundo foi destituído de suas funções de pároco o ano passado no Tumaini por malversação de recursos, também por ordem do Prelado.

"Espero que a lei siga seu curso se for verdade que os sacerdotes estiveram envolvidos no assassinato", assinalou o Arcebispo do Nairobi, Dom. Raphael Ndingi Mwana'a Nzeki.

Por sua vez o Presidente do Quênia, Mwai Kibaki, manifestou que o assassinato do Dom. Locati "que sempre quis a paz, é uma cicatriz em nossa consciência nacional. Condenamos tais atos de violência".